O Hospital de Santo Antônio da Patrulha completou, nesta segunda-feira (1º), três anos de gestão da Associação Hospitalar Vila Nova. A data foi marcada por um evento que reuniu autoridades, servidores e representantes da saúde regional, com reflexões sobre conquistas, desafios e perspectivas para o futuro.
Perspectivas para o futuro
Em entrevista à Rádio Itapuí, o coordenador da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Robson Brehm, destacou a transformação vivida pelo hospital. “Não só o hospital de Santo Antônio da Patrulha, mas todo o serviço da região vem numa crescente. Essa parceria com a Vila Nova e o Governo do Estado está dando resultado, e o resultado é visível. A população está vendo isso chegar na ponta, onde mais precisa.”
O secretário municipal da Saúde, Antônio Selistre, também ressaltou a importância da continuidade e valorização dos servidores. “Mas nesses três anos, para nós, a nossa maior emoção é os servidores que aqui estão. Foi uma preocupação do prefeito, na época, de não dar instabilidade àqueles servidores que estavam já trabalhando no hospital, a continuidade permitiu isso, e vem se aprimorando cada dia mais o trabalho feito. Conquistamos muitas coisas, mas a maior conquista é a empolgação das pessoas que hoje prestam serviço na comunidade, que são servidores do Vila Nova.” Ele acrescentou que os próximos passos incluem a retomada de obras antigas e a instalação de uma UTI no município.
Já o presidente da Associação Vila Nova, Dirceu Dal Molin, frisou que as melhorias são visíveis e que novos investimentos devem ampliar o alcance do hospital. “Ele tá mudando realmente, a prova é que o Governo do Estado investe aqui em Santo Antônio da Patrulha, o que a gente pede normalmente a gente é atendido. A gente tem planos para o futuro, uma UTI, talvez uma ala, que é aqui no sul, fazer uma ala prisional para ter mais receita, para ajudar o litoral, para ajudar a população. E mais novas especialidades que a gente está pensando em trazer para cá, gineco, obstetrícia. Outras coisas, um sonho do prefeito que é a maternidade de Santo Antônio da Patrulha.”
Balanço de três anos
Nos três anos de gestão da Vila Nova, o hospital registrou 8.200 terminais em leitos e 171.468 refeições servidas. Nos exames em CDI, registraram-se 15.086 tomografias, 34.309 raios x, 5.909 mamografias, 5.579 ecografias e 418.704 exames realizados pelo SUS e emergência. Na área de oftalmologia, o levantamento aponta 8.375 procedimentos e 59.137 atendimentos. Foram 7.774 atendimentos vasculares e 2.042 atendimentos de cirurgia geral. O hospital também contabilizou 3.855 internações clínicas e 894 internações psiquiátricas, somando ainda 155.655 atendimentos na emergência.


Fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal SAP