AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Defesas Civis de Santo Antônio da Patrulha e Caraá emitem alerta para ventos fortes e chuvas intensas

por Maria Alice Ramos

Ciclone extratropical deve provocar rajadas acima de 100 km/h na região entre sexta e sábado

A Defesa Civil de Santo Antônio da Patrulha alerta para os intensos ventos e chuvas que podem atingir o município e a região a partir desta sexta-feira (7). De acordo com informações da MetSul Meteorologia, está prevista a formação de um ciclone extratropical que deve provocar rajadas de vento entre 80 km/h e 100 km/h, podendo ultrapassar 110 km/h em alguns pontos.

Risco de alagamentos e destelhamentos

O fenômeno pode trazer chuva intensa, descargas elétricas e temporais isolados. Entre os principais riscos estão alagamentos, queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica. A previsão indica que o tempo comece a melhorar gradualmente no sábado, embora o clima ainda permaneça instável, com ventos moderados.

Recomendações de segurança

O coordenador da Defesa Civil de Santo Antônio da Patrulha, Miguel Evair, detalhou o comportamento do tempo nas próximas horas. “A chuva deve continuar hoje atingindo o nosso município com perspectiva de durar até a noite, sendo que a chuva forte mesmo será após as 17 horas. E também, talvez ali perto das 22 horas, terá um pico de vento forte também. Esse vento vai até amanhã, onde cessa. E há um aviso também do INMET de ventos costeiros na região litorânea”, explicou.

A orientação é de que a população redobre os cuidados durante o período de instabilidade. É importante permanecer em segurança, manter portas e janelas bem fechadas, desligar aparelhos eletrônicos das tomadas e evitar sair de casa. Também é fundamental não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas e acompanhar apenas informações oficiais da Prefeitura. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelos telefones (51) 99955-7332 (Defesa Civil) e (51) 99754-9991 (Corpo de Bombeiros).

Previsão de 70 mm de chuva em Caraá

No município de Caraá, a Defesa Civil informou que o acumulado de chuvas nas próximas 12 horas deve seguir em torno 70 milímetros, com picos mais intensos entre 18h e 20h. A orientação é para que a população evite áreas de risco e mantenha atenção especial em regiões próximas a rios e arroios, que podem registrar aumento no volume.

Monitoramento constante e canais de contato

A Defesa Civil de Caraá reforça que a população comunique qualquer ocorrência e siga as orientações de segurança. Em caso de emergência, os contatos são o 193 (Corpo de Bombeiros) e o (51) 99519-5705 (Defesa Civil).

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com