Selistre afirma que críticas são naturais, mas reforça a importância do respeito aos trabalhadores da saúde
Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o secretário municipal da Saúde de Santo Antônio da Patrulha, Antônio Selistre, falou sobre as recentes discussões envolvendo a secretaria e respondeu a críticas relacionadas à prestação de serviços. Ele iniciou destacando que “onde não há informação, há confusão”, reforçando o papel da comunicação para esclarecer a população.
Reformas e investimentos em andamento
Selistre explicou que o município vive um momento de grande movimento na área da saúde, com várias obras em andamento. “Nós estamos reformando o Posto Central, ampliando o Posto da Várzea, em construção de um novo posto no bairro Santa Terezinha e reformando o novo espaço da SAMU, que está ficando muito lindo”, disse. Ele também ressaltou que a unidade móvel está em funcionamento e que nunca houve tantas equipes médicas e de enfermagem atuando na atenção primária.

Críticas e segurança dos servidores
Sobre os recentes embates com o vereador Bacana, o secretário afirmou que aceita críticas, mas não tolera ataques pessoais ou que coloquem em risco a integridade dos profissionais da saúde. “Crítica é aceitável. Só que o limite chega no respeito pelos outros. Eu sou responsável pela segurança dos meus trabalhadores, o Rio Grande do Sul e o Brasil estão sofrendo uma onda de violência contra trabalhadores da saúde”, afirmou. Segundo ele, o município entrou com representação na Câmara e uma notícia-crime na delegacia por entender que a propagação de áudios ofensivos poderia gerar risco aos servidores.
Relação institucional e parcerias
Selistre reforçou que mantém boas relações com o Legislativo e que a cooperação entre os poderes é essencial para atender a população. “Entendo que o secretário, o vereador e o prefeito têm como objetivo comum prestar serviço à população”, destacou. Ele citou como exemplo o trabalho conjunto com o vereador Bacana para reativar a sala de atendimento em saúde no Evaristo, com recursos de emendas impositivas.
Ampliação dos serviços e base da SAMU com heliponto
O secretário também anunciou a construção da nova base da SAMU, que contará com heliponto — a primeira do tipo no Estado. “Está sendo construída com parceria da EGR e com doações de empresários, sem dinheiro público. É um sonho que está se transformando em realidade”, disse. Ele encerrou reforçando o compromisso da equipe: “Eu tenho que me preocupar com quem faz saúde. São os mesmos heróis da pandemia, que não podem ser transformados hoje em bandidos. Estamos investindo muito em saúde e vamos melhorar cada dia mais.”
Confira a entrevista completa:
