A Secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha, apresentou na última quarta-feira (20), na Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACISAP), o projeto de uma nova sede para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. A proposta inclui a mudança para uma base mais estruturada e a implantação de um heliponto.
O titular da pasta, Antônio Selistre, compartilhou à reportagem informações sobre o projeto. “Nós estivemos na Associação Comercial, apresentando para aquela entidade que tanto nos apoia nos eventos mais importantes da Secretaria de Saúde, como aconteceu já na pandemia, apresentando um novo projeto para Santo Antônio da Patrulha, que é a nova base da SAMU, o nosso serviço de urgência móvel. Nós, de Santo Antônio, estamos a muito tempo acomodado na base antiga, que não tem as condições adequadas, como nós queremos, para o tamanho do nosso município. Então, nós estamos nos mudando para uma nova base, onde queremos qualificar o serviço e, breve, ampliar, para ter um serviço de SAMU avançado em Santo Antônio.”

Estrutura contará com heliponto
Segundo Selistre, a estrutura prevista contempla um ponto de pouso para operações aeromédicas. “Também nessa nova base, nós vamos ter um heliponto, para que, quando houver necessidade na região de transporte aéreo, nós termos um lugar próprio para os helicópteros. Para que eles possam pousar. A parte do Heliponto, nós estamos resolvendo junto a EGR, que vai nos patrocinar esse asfaltamento na frente da nova base e a pintura do Heliponto.”
O secretário disse que o município busca apoio do setor produtivo para dar celeridade às etapas finais. “Então nós estamos provocando também aos empresários que colaborem com isso para que seja mais rápido essa instalação e esse serviço ficar à disposição da população patrulhense para que dê mais segurança no socorros emergenciais do município e nas transferências quando for necessário para um hospital de maior capacidade, de maior complexidade.”

Previsão de conclusão até outubro
Selistre avaliou como positiva a recepção do projeto pela entidade. “Ficamos muito felizes com o resultado da reunião, o conselho agora vai se reunir e certamente serão nossos parceiros para esse novo passo para a saúde dos patrulhenses.” A meta é colocar a nova base em funcionamento ainda antes do período de maior movimento nas rodovias. “A nossa previsão, se houver adesão, como a gente sentiu que vai conseguir, é concluir até o final de outubro, para que durante a Operação Verão ela já possa auxiliar, porque ela vai estar num ponto estratégico entre as rodovias.” O prédio da nova base está localizado na Rua João Carlos Benfica (ERS-474), Nº 547.


Imagens: ASCOM e SEMSA SAP