AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Projeto “Moenda nas Escolas” leva cultura do Festival para o interior de Santo Antônio da Patrulha

por Thiele Reis

Seis escolas da zona rural do município recebem nos dias 20 e 27 de maio o projeto “Moenda nas Escolas”, que promove palestras musicais para estudantes do ensino fundamental. A ação é realizada pela MOENDA – Associação de Cultura e Arte Nativa, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, por meio do edital de Interiorização da Cultura da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

O objetivo da iniciativa é aproximar crianças e adolescentes da cultura local e da Moenda da Canção, evento tradicional do circuito gaúcho de festivais de música. As atividades acontecem dentro das escolas e incluem apresentações musicais acompanhadas de relatos sobre a história do evento. Ao todo, seis instituições de ensino em diferentes localidades do município participam do projeto.

Em depoimento ao Conexão Itapuí desta sexta (16), o presidente Nilton Júnior afirmou: ” O Moenda nas Escolas é um lindo projeto, possível graças à PNAB, que através da administração dos municípios, consegue poder levar cultura a tantos lugares do nosso país. […] Somente a música e a educação é que podem salvar o futuro do nosso mundo. E a gente sabe que, se cada um fizer a sua parte, com certeza nós teremos um mundo muito melhor.”

Incentivo ao conhecimento da identidade cultural

Durante cerca de uma hora, os estudantes assistem a uma palestra musical conduzida pelos artistas Márcia Freitas, Nilton Júnior (Presidente da MOENDA) e Pedro Kaltbach. O repertório inclui canções que marcaram as 37 edições da Moenda da Canção, além de curiosidades e fatos históricos sobre o festival. A ideia é fortalecer a identidade cultural, estimular o interesse dos jovens pela música nativista e levar cultura às comunidades mais distantes da zona central do município. Além da experiência em sala de aula, cada escola selecionará um estudante para representar a instituição na Moendinha, versão infantojuvenil do festival. O evento acontece em agosto e reunirá jovens de 8 a 17 anos no palco principal da Moenda da Canção.

Cultura nas comunidades afastadas

Participam do projeto:

  • EMEF José de Anchieta – Montenegro (1º distrito)
  • EMEF Doze de Outubro – Imbiruçu (2º distrito)
  • EEEF Antônio Carlos – Miraguaia (2º distrito)
  • EMEF Manoel Machado dos Santos – Arroio da Madeira (3º distrito)
  • EEEF Afonso Celso – Evaristo (5º distrito)
  • EMEF Érico Veríssimo – Chicolomã (6º distrito)

Com o projeto “Moenda nas Escolas”, a associação reafirma seu compromisso com a difusão da arte nativa e o fortalecimento da educação cultural em todo o território patrulhense.

Saiba mais acessando Moenda da Canção (@moendadacancao)

Colaboração: Raffaela Reis – Tambor Produção
Fotos: Fernando Maguari e Ivan de Paula

você pode gostar

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados | GRUPO MARISTELA | Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com