Iniciativa terá atividades semanais, com caminhadas educativas, tenda fixa de educação ambiental e distribuição de mudas e composteiras
Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha, Dirceu Machado, e a diretora de Meio Ambiente, Miriam Borba, falaram sobre a retomada do projeto Lagoa Sem Lixo, Lagoa de Luxo, que volta a ser realizado a partir do próximo sábado (17), na Lagoa dos Barros, com foco na conscientização ambiental durante o período de veraneio.
O secretário explicou que a ação estava prevista para ocorrer na semana anterior, mas foi adiada em razão das condições climáticas. Segundo Dirceu, o projeto retorna com a proposta original de intensificar o trabalho educativo junto à comunidade. “A ideia é trabalhar muito a conscientização, além também da gente melhorar os serviços de coleta de lixo naquela região durante o período agora de veraneio”, afirmou.
Caminhadas educativas e tenda fixa no balneário
Miriam detalhou que o projeto será desenvolvido em duas frentes principais. “A gente vai trabalhar na conscientização, fazendo caminhadas na orla, fazendo a sensibilização das pessoas que estiverem presentes”, explicou. Além disso, será instalada uma tenda fixa de educação ambiental no balneário, local de maior concentração de visitantes. “Ali a gente vai ficar fazendo ações de conscientização com educação ambiental, falando sobre a importância do ecossistema da lagoa”, completou.
Durante as abordagens, a equipe irá orientar sobre o descarte correto dos resíduos, distribuir sacos de lixo e indicar a localização dos contêineres. Dirceu ressaltou que, mesmo antes da instalação dos equipamentos, foi necessário realizar um mutirão de limpeza. “Tiramos quase um caminhão de lixo lá. O que a gente quer é que a comunidade que usufrui daquilo ali possa nos ajudar a conservar”, destacou.
Patrimônio ambiental e participação da comunidade
Os entrevistados também enfatizaram a importância de reconhecer a Lagoa dos Barros como patrimônio ambiental do município e da região. Miriam chamou atenção para a riqueza do ecossistema local e para o Parque Natural Municipal Manoel de Barros, que integra a área. “A gente tem um ecossistema incrível ali dentro das lagoas costeiras, que é extremamente importante”, disse.
O projeto Lagoa Sem Lixo, Lagoa de Luxo terá encontros semanais, inicialmente aos sábados, durante os meses de janeiro e fevereiro. A concentração ocorre a partir das 9h, no balneário da Lagoa dos Barros. A participação é aberta à comunidade, e, além das ações educativas, haverá distribuição de mudas de árvores nativas e composteiras para os interessados.
Confira a entrevista na íntegra:
Foto: ASCOM SAP
