O Rio Grande do Sul conta com cidades autorizadas a receber saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em caso de calamidade. Essa modalidade permite que trabalhadores retirem até R$ 6.220 do saldo da conta em situações de desastres naturais (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas etc.) que tenha atingido a residência, após declaração oficial da Defesa Civil do município.
No Litoral Norte gaúcho, nove municípios oferecem essa possibilidade: Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Maquiné, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Três Forquilhas. Além disso, no Sul catarinense, o município de Praia Grande também está habilitado para o Saque Calamidade.
Caso seu município tenha decretado emergência ou calamidade e não esteja relacionado, aguarde habilitação da Prefeitura Municipal.
COMO SOLICITAR
Para receber o benefício, o trabalhador deve possuir dinheiro na conta do FGTS. O valor máximo para retirada é de R$6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível. O pedido pode ser realizado pelo Aplicativo FGTS, opção Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
PASSO A PASSO:
- Acesse o aplicativo FGTS e vá em Meus Saques;
- Clique em Outras Situações de Saques;
- Selecione Calamidade Pública;
- Informe o município de residência e clique em Continuar;
- Escolha a forma de receber o FGTS (crédito em conta bancária ou saque presencial);
- Anexe os documentos requeridos;
- Confirme a solicitação;
- A Caixa vai analisar o pedido e, caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.
Com informações do Governo do RS.