AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

IPTU 2026: Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha divulga prazos, descontos e formas de pagamento

por Maria Alice Ramos

Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o coordenador do Setor de Cadastro Imobiliário de Santo Antônio da Patrulha, Jean Hencke, e o agente fiscal da Receita Municipal, João Reus, detalharam os prazos, descontos e formas de pagamento do IPTU 2026. Segundo os entrevistados, o imposto já foi lançado e os contribuintes devem ficar atentos às datas de vencimento, especialmente para quem pretende aproveitar os descontos oferecidos para pagamento em cota única.

Descontos e parcelamento

Jean Hencke explicou que os contribuintes que estavam em dia com seus débitos até 31 de dezembro têm direito a 20% de desconto no pagamento em cota única, com vencimento até 15 de abril. “Esses contribuintes que estão com os vencimentos em dia até 2024, 25, têm direito a 20% de desconto até o dia 15 de abril”, afirmou. Para quem não estava em dia, ainda é possível obter 10% de desconto, também com pagamento até essa data. Caso o contribuinte opte pelo parcelamento, o IPTU poderá ser dividido em até oito parcelas, com início em 15 de maio.

João Reus ressaltou que os descontos são aplicados por economia, ou seja, por imóvel. “Uma economia estava em dia até 31/12/2025, ela tem o prêmio, ela pode pagar até com 20% de desconto até dia 15 de abril”, explicou. Ele destacou ainda que a inadimplência de um imóvel não interfere no desconto de outro, caso o contribuinte possua mais de uma economia.

Emissão de guias e atendimento ao contribuinte

Os entrevistados informaram que as guias podem ser emitidas pelo site da Prefeitura ou presencialmente no Setor de Cadastro Imobiliário, que mantém atendimento para quem não tem acesso à internet. “Tem toda uma equipe ali à disposição para consultar os débitos, informar das regras, oferecer as opções de parcelamento ou pagamento”, destacou João Reus. Também é possível obter informações e solicitar guias pelo WhatsApp (51) 99699-6414 ou pelos telefones (51) 3662-8553, 3662-8565 e 3662-8442.

Jean explicou que o IPTU 2026 teve correção anual de 5,17%, com base na inflação, e que alterações no valor podem ocorrer em casos de mudanças na área construída do imóvel. “Quanto mais vai alterando, modificando, aumentando, também abrange a própria taxa de lixo, que é inclusa por área construída”, afirmou.

Isenção e importância do imposto

Jean Hencke lembrou que o período para solicitação de isenção do IPTU ocorre no mês de novembro e que pessoas a partir de 60 anos podem ter direito, desde que atendam aos critérios previstos em lei. “É bom a pessoa se informar, ligar pra gente ou se dirigir até o setor para ver se ela se enquadra”, orientou. João reforçou ainda a importância do imposto para o município: “Qualquer recurso alocado para receita municipal impacta diretamente na melhoria dos atendimentos da saúde, da educação e da infraestrutura do município”.

Os entrevistados reforçaram que manter o IPTU em dia evita acréscimos e contribui para a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

Confira a entrevista completa:

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com