Parlamentar participou de Audiência Pública que tratou da possibilidade de aplicar valores do Funrigs na recuperação da ERS-030
Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o vereador de Santo Antônio da Patrulha, Valtair Andrade, falou sobre a audiência pública realizada na terça-feira (14/10), que discutiu a possibilidade de utilização de recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para obras de recuperação da ERS-030. O parlamentar também abordou a proposta de revisão da legislação municipal que trata das multas ambientais.
Situação da ERS-030
O vereador relatou que a comitiva local apresentou pedidos de melhorias para os trechos mais críticos da rodovia. “A gente teve audiência pública na Assembleia junto com o deputado Joel para dar uma atenção à nossa RS-30 que tá praticamente abandonada. A gente foi lá pedir pra eles e até prometeram para o fim do ano, mas a gente sabe que fazer tudo é difícil. Pedimos que dessem uma olhada nos pontos principais”, explicou.
Segundo Valtair, também se destaca a falta de manutenção e roçada, que tem comprometido a segurança dos usuários da via. “Quem vai pra Glorinha, o Maricá tá fechando por cima, não tem mais um acostamento pra uma pessoa andar de bicicleta ou a pé. Eu acho que pelo menos a roçada eles tinham que cuidar”, afirmou.
Revisão das multas ambientais
Outro tema tratado na entrevista foi a proposta de revisão das multas ambientais aplicadas no município. O vereador argumentou que os valores atuais são desproporcionais à realidade dos produtores rurais. “A multa mínima é de sete mil reais. O que eu conversei com o Dirceu e até fiz a indicação é que o município faça um cálculo novo, porque não tem como. No interior, quem tem pouca coisa não consegue pagar”, observou.
Ele defendeu que o foco das ações seja educativo. “O certo é não derrubar, a lei é pra não derrubar. Mas quando acontece, que tenha a multa, mas que seja uma multa menor. Procurar também passar isso pras pessoas, educar as pessoas que não pode. É isso que nós temos que fazer”, completou.
Orientação aos produtores
Valtair também reforçou a importância de buscar orientação na Secretaria da Agricultura antes de realizar intervenções ambientais. “O caminho é vir na Secretaria de Agricultura e pedir uma licença pra derrubar. Aí eles vão dizer quanto tu pode derrubar, ou de repente tu vai plantar em outro lugar, às vezes orientam pra tirar de um lugar e plantar em outro. Tudo tem um jeito”, explicou.
O vereador concluiu ressaltando que segue à disposição da comunidade.
Confira a entrevista na íntegra: