O acidente ocorreu por volta das 23:45 da quarta-feira (16), no quilômetro 48 da rodovia, na localidade de Barro Vermelho, em Santo Antônio da Patrulha. Segundo relatos de moradores da localidade, o homem vagava nas redondezas há algumas horas, causando risco de acidente e já teria escapado de outros veículos na mesma noite. A vítima foi identificada como Rudinei Luis da Silva, de 57 anos, e veio a óbito no local. O ônibus em questão realiza o transporte de universitários para a Região Metropolitana no turno da noite, e retornava de São Leopoldo no momento do ocorrido. Nenhum dos 24 passageiros ficou ferido.
O motorista, Edson Luiz de Souza, realizou o teste do etilômetro no ato, que apontou resultado zero para consumo de bebida alcoólica. “Edinho”, como é conhecido pelos alunos que transporta diariamente há anos, trabalha para a empresa há 12 anos, com histórico ilibado. O ocorrido gerou comoção entre os alunos passageiros, que se posicionaram em defesa da conduta profissional do motorista.
“O Edinho é como um pai pra todos nós. Dedicado e atencioso, sabe o nome e a parada de cada aluno. Se não aparecemos no ônibus por muitos dias, ele até manda mensagem perguntando se estamos bem, se algo aconteceu. O acidente foi uma fatalidade que pode acontecer com qualquer pessoa no trânsito, mas temos plena confiança no cuidado e atenção que o Edinho tem no volante, ele é um excelente profissional e uma pessoa ímpar” declarou Valéria Lucena, estudante que utiliza a linha desde 2020.
O condutor relatou que foi pego de surpresa pelo homem transitando naquele local, o que o impossibilitou de evitar o atropelamento. Alessandro da Rosa, motorista responsável pela outra linha universitária da empresa, destacou: “Trabalho com o Edinho há 6 anos, ele é um ótimo profissional e colega, sempre à disposição para ajudar qualquer um. É um dos colegas que eu mais respeito na empresa, frequentemente recebemos elogios dos pais dos alunos, pela responsabilidade que temos com o transporte para as universidades”.
A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Em decorrência do óbito da vítima, o local precisou ser isolado para realização da perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil, que ordenou o recolhimento do veículo envolvido para o depósito do Detran.