Atendimento será realizado em quatro unidades de saúde com exames, consultas e vacinação voltados ao público feminino
Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o diretor do Departamento Técnico em Saúde de Santo Antônio da Patrulha, Gustavo Hanich, e a enfermeira Daniela Guimarães apresentaram os detalhes do Sábado da Saúde para Elas, que ocorre no próximo sábado (25/10). A ação integra a campanha Outubro Rosa e tem como objetivo reforçar o cuidado e a prevenção à saúde da mulher. O atendimento será das 8h às 17h, no Posto de Saúde Central, e também nas unidades do Bom Princípio, Menino Deus e Várzea.
Atendimento em quatro unidades de saúde
Segundo Gustavo, a programação foi pensada para oferecer um atendimento completo e acolhedor. “Está tudo organizado com o maior carinho, com o maior brilho, com o maior rosa mesmo […] está tudo pronto com todos os detalhes bem organizadinhos.” No Posto Central, as mulheres terão acesso à coleta de preventivo, solicitação de mamografia, vacinação, testes rápidos, consultas de enfermagem e atendimento odontológico e médico no turno da manhã.


Orientação e prevenção
O diretor destacou que, embora o município não tenha fila para mamografias, o número de faltas tem sido alto. “Nós não estamos com fila de mamografias, mas o que está acontecendo é que muitas mulheres faltam. 197 mamografias foram feitas, o restante das 240 foram faltantes.” A enfermeira Daniela reforçou o pedido para que as pacientes compareçam aos exames agendados. “Uma chamada para as pessoas que fazem essa solicitação de exames, como a mamografia, para que elas retirem a sua requisição de agendamento e realizem o exame.”
Durante o Sábado da Saúde, o Hospital Santo Antônio da Patrulha disponibilizará 15 mamografias. “Ninguém vai sair sem acolhimento. A gente organizou um gerenciamento na linha de frente, já está organizado pra tudo fluir”, afirmou Gustavo. Daniela acrescentou: “A gente reforçou bem as equipes para que essas mulheres realmente não saiam sem o acolhimento.”
Ampliação da faixa etária e recado às mulheres
Daniela também lembrou que houve ampliação da faixa etária para atendimento. “Este ano o Ministério ampliou a faixa etária das mulheres. A partir dos 40 até os 74 anos, elas vão ser vistas com um outro olhar.”
Encerrando a entrevista, Gustavo transmitiu o recado do secretário de Saúde, Toninho Selistre: “Mulheres, se cuidem, se amem, procurem-nos no sábado!”
Confira a entrevista completa:
