AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Sonho Açoriano de Santo Antônio da Patrulha é reconhecido como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul

por Maria Alice Ramos

O tradicional Sonho Açoriano de Santo Antônio da Patrulha foi oficialmente reconhecido como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul. A lei que garante o título foi sancionada nesta quarta-feira (3) pelo governador Eduardo Leite, durante a programação da 48ª Expointer, em Esteio.

Valorização da herança açoriana

A iniciativa partiu de proposta do deputado estadual e atual secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. O projeto foi transformado em lei com o objetivo de valorizar e preservar uma iguaria que representa parte da identidade patrulhense e da herança açoriana no Estado.

Segundo o secretário, o reconhecimento é um marco cultural para o município. “Santo Antônio da Patrulha tem uma bonita história, como o sonho açoriano, a cultura dos portugueses, que na nossa sociedade deixa marcas na religiosidade, no modo de falar, na cultura e também na culinária. E esse Sonho é da culinária açoriana portuguesa. Santo Antônio da Patrulha, antes da Freeway, era um ponto de parada obrigatória para quem se deslocava para o litoral. Quando foi construída a Freeway, muitos imaginavam que aquele local desapareceria. E não. Ele se mantém lá, o sonho se mantém vivo, e hoje estamos transformando o sonho literalmente em realidade. Transformando aqui nesse reconhecimento cultural, e por tudo que ele também projeta Santo Antônio da Patrulha.”

Considerado uma das marcas registradas do município, o Sonho tem sua receita transmitida de geração em geração, preservando a memória dos imigrantes açorianos que ajudaram a formar a identidade cultural local. Com a sanção da lei, o doce passa a integrar a lista oficial de expressões culturais reconhecidas como patrimônio do Estado.

Fotos: ASCOM SAP

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com