Secretária e coordenadora detalham oficinas, expansão da ginástica para o interior e plano de nova sede
Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, a secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Santo Antônio da Patrulha, Cinara Santos, e a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Leidiane de Mello, apresentaram as atividades voltadas a crianças, adolescentes, adultos e idosos, além das novidades previstas para 2026.
Segundo Cinara, o serviço atende diferentes faixas etárias e concentra boa parte das atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Nós atendemos a faixa etária de criança e adolescente, que as oficinas acontecem lá no CEISA [Centro de Educação Integral Santo Antônio]”, explicou. Ela também destacou o público idoso, que participa de atividades na cidade e em praças, como a ginástica e a hidroginástica.
Ginástica no interior é novidade em 2026
Uma das principais novidades é a descentralização da ginástica para o interior. “Então a gente optou pela [Vila] Palmeira, pra trazer aquele pessoal da Miraguaia, Passo das Moças, Catanduvinha, ali pra Vila Palmeira, e também a gente optou pelo Portão I”, afirmou Leidiane. A participação é aberta, desde que o interessado esteja com o Cadastro Único atualizado.
A coordenadora também reforçou outras atividades disponíveis, como costura, artesanato, coral, hidroginástica e ioga. “Temos a ioga também. Todas as terça-feiras das 8h30 às 9h30 no ginásio de esporte”, informou. A hidroginástica possui 50 vagas e funciona em ciclos de quatro meses, com lista de espera.


Ampliação da sede está em negociação
Atualmente, mais de 300 idosos participam das atividades. “Hoje a gente atende mais de 300 usuários da parte do idoso”, relatou Leidiane, ao destacar a necessidade de ampliação do espaço físico.
Cinara confirmou que há tratativas com a Secretaria Municipal da Educação para a utilização de um novo prédio. “A gente pretende estar estabelecendo uma parceria pra usar espaço da educação”, afirmou, mencionando a intenção de levar a sede do Serviço de Convivência para o antigo prédio da escolinha Pinguinho de Gente, nas proximidades do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU).
Para a secretária, o protagonismo dos idosos demonstra o fortalecimento da política pública. “Nós queremos desenvolver autonomia do público idoso pra ele se reconhecer como cidadão de direito”, ressaltou.
Confira a entrevista completa:
