Na última quarta-feira, dia 19 de agosto, marca o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua com o objetivo de dar visibilidade à realidade enfrentada por este segmento da sociedade, marcado por violações de direitos, preconceito, discriminação e violência. A data também busca promover a inclusão nas políticas públicas de moradia, trabalho, educação, saúde e assistência social.
Em Osório, desde o início do ano, mais de 50 pessoas em situação de rua já foram abordadas pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. O trabalho é intensificado, principalmente, com as previsões de frio e mau tempo, com a divulgação de telefones úteis que o cidadão também possa acionar e avisar a equipe da secretaria para atuar.
A secretária da pasta, Luana Oliveira esclarece que, pela sua localização, circundada por várias rodovias, o município de Osório, na maioria dos casos, moradores em situação de rua passam pela cidade em deslocamento. “Além dos que passam por aqui, tem uma população já do território. Fazemos a abordagem dessa população com oferta de alimentação e alojamento noturno provisório, de acordo com a orientação do Ministério dos Direitos Humanos”, explica Luana.
As pessoas que têm Osório como referência territorial são atendidas na rede de serviços, junto ao SUAS e SUS. “Pretendemos qualificar esse atendimento com a implantação do Creas, que é a unidade de referência para violação de direitos, e que, certamente, vai apoiar muito o suporte das políticas públicas e de avançarmos nas demandas desse público”, afirma a secretária.
Texto e foto: Ascom PMO