AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Sábado da Saúde para Elas ocorre neste fim de semana em Santo Antônio da Patrulha

por Maria Alice Ramos

Atendimento será realizado em quatro unidades de saúde com exames, consultas e vacinação voltados ao público feminino

Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o diretor do Departamento Técnico em Saúde de Santo Antônio da Patrulha, Gustavo Hanich, e a enfermeira Daniela Guimarães apresentaram os detalhes do Sábado da Saúde para Elas, que ocorre no próximo sábado (25/10). A ação integra a campanha Outubro Rosa e tem como objetivo reforçar o cuidado e a prevenção à saúde da mulher. O atendimento será das 8h às 17h, no Posto de Saúde Central, e também nas unidades do Bom Princípio, Menino Deus e Várzea.

Atendimento em quatro unidades de saúde

Segundo Gustavo, a programação foi pensada para oferecer um atendimento completo e acolhedor. “Está tudo organizado com o maior carinho, com o maior brilho, com o maior rosa mesmo […] está tudo pronto com todos os detalhes bem organizadinhos.” No Posto Central, as mulheres terão acesso à coleta de preventivo, solicitação de mamografia, vacinação, testes rápidos, consultas de enfermagem e atendimento odontológico e médico no turno da manhã.

Orientação e prevenção

O diretor destacou que, embora o município não tenha fila para mamografias, o número de faltas tem sido alto. “Nós não estamos com fila de mamografias, mas o que está acontecendo é que muitas mulheres faltam. 197 mamografias foram feitas, o restante das 240 foram faltantes.” A enfermeira Daniela reforçou o pedido para que as pacientes compareçam aos exames agendados. “Uma chamada para as pessoas que fazem essa solicitação de exames, como a mamografia, para que elas retirem a sua requisição de agendamento e realizem o exame.”

Durante o Sábado da Saúde, o Hospital Santo Antônio da Patrulha disponibilizará 15 mamografias. “Ninguém vai sair sem acolhimento. A gente organizou um gerenciamento na linha de frente, já está organizado pra tudo fluir”, afirmou Gustavo. Daniela acrescentou: “A gente reforçou bem as equipes para que essas mulheres realmente não saiam sem o acolhimento.”

Ampliação da faixa etária e recado às mulheres

Daniela também lembrou que houve ampliação da faixa etária para atendimento. “Este ano o Ministério ampliou a faixa etária das mulheres. A partir dos 40 até os 74 anos, elas vão ser vistas com um outro olhar.”

Encerrando a entrevista, Gustavo transmitiu o recado do secretário de Saúde, Toninho Selistre: “Mulheres, se cuidem, se amem, procurem-nos no sábado!”

Confira a entrevista completa:

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com