AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas acontece de 20 a 28 de fevereiro em Caraá

por Maria Alice Ramos

Programação da 133ª edição inclui missas, caminhadas, estrutura 24 horas e celebração no dia 28, data dedicada à padroeira

A 133ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora das Lágrimas será realizada nos dias 20, 21, 22 e 28 de fevereiro, no Santuário em Caraá. Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o padre Gibrail Walendorff destacou a importância da preparação dos romeiros e detalhou a programação e a estrutura organizada para receber os fiéis.

Orientações aos romeiros

“A nossa grande Romaria Diocesana de Nossa Senhora das Lágrimas vai acontecer no próximo final de semana, dia 20, 21 e 22”, afirmou o sacerdote. Ele orienta que quem for realizar a caminhada se organize previamente, levando água e itens de sinalização, especialmente para trajetos noturnos. “É importante que cada um faça a sua reserva [de água] pra poder fazer o trajeto”, destacou, citando romeiros que saem de Santo Antônio da Patrulha e Osório.

O padre também reforçou recomendações de segurança, como o uso de roupas claras ou sinalizadores, lanterna e caminhada na faixa oposta ao tráfego, já que não há acostamento em alguns trechos. Outra orientação é evitar o deslocamento a pé entre 10h e 15h, devido ao calor. Ele pediu ainda cuidado com o lixo e respeito às comunidades ao longo do percurso.

Missas, acolhida e funcionamento 24 horas

Ao chegar ao santuário, os romeiros encontrarão estrutura para descanso e alimentação. “O Santuário tem toda a infraestrutura à disposição, pra descanso e também pra alimentação”, afirmou. A programação contará com missas ao longo dos três dias, incluindo uma celebração extra às 6h da manhã de sábado, atendendo a um grupo organizado que chegará por volta das 5h30. “Então vai ter uma missa seis horas da manhã, pra que a gente possa atender aqueles que vão sair mais cedo”, explicou.

Segundo o padre, o santuário funcionará 24 horas entre sexta e domingo. Durante a madrugada, haverá café e pastel, além de outros alimentos. No sábado às 12h e no domingo, será servido almoço com churrasco, arroz, aipim e saladas. No sábado à noite, haverá galeto e linguiça. No dia 28 de fevereiro, data dedicada à padroeira, também está prevista programação especial com almoço.

As celebrações serão campais, no anfiteatro do altar, com duas tendas para acolher os fiéis. “As missas todas são campal, não vai ser dentro da igreja, a igreja a gente vai deixar pra visitação a Nossa Senhora”, explicou.

Momento especial para a Diocese

Para a Diocese de Osório, a romaria é um dos momentos mais significativos do calendário religioso. Padre Gibrail convidou voluntários que desejarem colaborar nas celebrações: “Quem chegar lá e está habituado em participar da liturgia, de canto, vão chegando lá, conversa com a gente.”

A expectativa é de grande participação de romeiros da região e de outros municípios, reforçando a tradição da Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, que chega à sua 133ª edição mantendo a fé e a mobilização comunitária.

Confira a entrevista completa:

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com