Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o diretor do Departamento Técnico em Saúde de Santo Antônio da Patrulha, Gustavo Hanich, e as enfermeiras Camila Moraes e Daniela Guimarães detalharam a realização do primeiro Sábado da Saúde de 2026, marcado para o dia 31 de janeiro, no Posto de Saúde Central, com atendimentos das 8h às 12h.
Retomada das ações no início do ano
Durante a entrevista, Gustavo Hanich explicou a antecipação da ação para o mês de janeiro. “A gente volta agora dia 31 com o nosso Sábado da Saúde do ano de 2026. O primeiro vai acontecer nesse sábado”, afirmou. Segundo ele, a proposta é iniciar o ano ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para quem tem dificuldade de buscar atendimento durante a semana.
A enfermeira Daniela Guimarães destacou que serão ofertados diversos atendimentos. “A gente vai ter todos os serviços, então, vacinação, médico, atendimento dos enfermeiros, a coleta de preventivos, promoção da saúde e o acolhimento com todos os que chegam no posto central”, explicou, acrescentando que beneficiários do Bolsa Família também poderão realizar avaliação de saúde no dia.



Vacinação, preventivos e testes rápidos
A enfermeira Camila Moraes reforçou a importância da vacinação, especialmente para gestantes. “A gente tem agora desde o início de dezembro a vacina para as gestantes, aquela do vírus sincicial que protege os bebês contra bronquiolite”, disse. Ela alertou ainda que a procura tem sido baixa e orientou que a vacina pode ser feita a partir das 28 semanas de gestação, sem necessidade de encaminhamento médico.
Além disso, estarão disponíveis testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, coleta de exames preventivos, consultas de enfermagem e médicas, solicitação de mamografias e atendimento odontológico. Daniela Guimarães explicou que os preventivos terão vagas agendadas e também por demanda espontânea, respeitando o limite de atendimentos.
Os atendimentos do Sábado da Saúde ocorrerão exclusivamente no Posto de Saúde Central, pela entrada superior, próximo à farmácia, em razão das obras no local. A orientação é que os usuários levem documento de identificação e carteira de vacinação.
Confira a entrevista completa:
