A partir desta segunda-feira (1º), quem escolher o Litoral Gaúcho para aproveitar o calor poderá contar com um grande reforço na segurança dentro e fora da água. A Operação Verão Total 2025/2026 entra em ação mobilizando 930 profissionais, entre civis, bombeiros e policiais militares, para proteger veranistas no Litoral Norte, Sul e balneários de água doce do Estado.

A movimentação marca o início da temporada de praia, período em que o fluxo de turistas cresce rapidamente com o fim do ano letivo e a proximidade das festas de fim de ano. Para dar conta do movimento, todas as praias do Litoral Norte e pontos estratégicos no Cassino e em São José do Norte terão apoio de motos aquáticas e quadriciclos, garantindo mais mobilidade e rapidez no atendimento.
Na semana passada, 72 novos guarda-vidas civis temporários concluíram a formação, recebendo treinamento em salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, prevenção ao afogamento e condicionamento físico. Outros 216 profissionais foram recertificados. Bombeiros e policiais militares também receberam capacitação específica para atuar na beira da praia.
O planejamento levou em conta o histórico de ocorrências, a densidade populacional e o fluxo esperado de banhistas em cada local. As equipes estarão atentas principalmente a áreas de mar aberto, desembocaduras, barras e canais — pontos com maior risco de correnteza.
Na última temporada, os guarda-vidas realizaram 904 salvamentos em todo o Estado, sendo 769 no Litoral Norte. Para reduzir esses números, eles reforçam orientações básicas, mas que salvam vidas:
• Priorizar áreas protegidas por guarda-vidas
• Manter crianças ao alcance das mãos
• Evitar entrar sozinho no mar
• Não usar boias infláveis
• Respeitar bandeiras e sinalizações
• Não consumir álcool antes do banho
• Jamais mergulhar de cabeça em locais desconhecidos
Com o efetivo reforçado e estratégias ampliadas, a Operação Verão Total entra em campo para garantir uma temporada mais segura para quem pretende aproveitar o mar, o sol e a areia do litoral gaúcho.
Fotos: Gustavo Mansur/Secom
