Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o diretor técnico do Hospital Santo Antônio da Patrulha – Grupo Vila Nova, Jeremias da Silva, detalhou como são aplicados os investimentos destinados pelo governo do Estado. Ele explicou que os recursos são repassados por meio de convênios específicos e têm finalidades determinadas, sem possibilidade de uso em outras áreas.
Recursos vinculados e destinação específica
Segundo Jeremias, o hospital atua com contratos que diferenciam o custeio da operação e as verbas para melhorias. “Isso vem um convênio específico, vem uma cifra fechada para aquele, eu não posso executar aquele valor que eu recebi, eu não posso destinar ele para outra operação, senão eu sou penalizado sobre isso”, afirmou. Ele destacou que, por isso, a verba para leitos não interfere em serviços como exames ou contratação de profissionais.
Modernização dos leitos e estrutura hospitalar
Entre as mudanças, está a substituição de todo o mobiliário do hospital. “100% dos nossos leitos serão novos”, afirmou Jeremias, explicando que a aquisição inclui camas de última geração. Ele acrescentou: “A gente está recebendo também 10 camas dentro desse montante todo, 10 camas específicas para pacientes extremamente graves, que é pacientes de UTI”.
Jeremias também destacou que as novas camas trazem um grande avanço no processo de transporte dos pacientes dentro do hospital. “Essas camas são projetadas para passar por todas as portas, o que elimina a necessidade de transferir o paciente de leito para leito. Quando for necessário um procedimento, como uma tomografia ou raio-X, o leito se desloca até o local. O paciente não precisará ser retirado do leito e transferido para uma maca”, afirmou. Ele completou: “A nível de estudo, assistencialmente, isso muda muito a qualidade e a recuperação do paciente.”
Confira a entrevista completa:
Foto: ASCOM SAP