Pe. Gibrail Walendorff detalha organização da 133ª edição, que ocorre no fim de fevereiro de 2026
Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o pároco do Santuário Diocesano Nossa Senhora das Lágrimas, padre Gibrail Walendorff, falou sobre os preparativos para a 133ª Romaria, que será realizada em fevereiro de 2026, em Caraá. Conforme o sacerdote, a programação contará com dois finais de semana de atividades religiosas, concentrando os principais momentos no domingo, dia 22 de fevereiro, data central da romaria.
Programação concentrada e ajustes no calendário
Segundo o padre Gibrail, não haverá grandes mudanças em relação às edições anteriores, mas ajustes no calendário para melhor organização. “A programação oficial da romaria é no final de semana do dia 22. É ali que os peregrinos começam a sua caminhada”, explicou. As atividades iniciam na sexta-feira à noite, seguem no sábado e culminam no domingo, dia da solenidade. Após um intervalo, a programação retorna nos dias 27 de fevereiro a 1º de março, encerrando as atividades religiosas.
O sacerdote destacou que a decisão foi tomada após avaliação da edição anterior. “Achamos muito cansativo colocar duas semanas intensivas de trabalho. Então optamos em concentrar mais o público”, afirmou, lembrando que o período envolve Carnaval e retorno das aulas, o que impacta a presença dos fiéis.



Voluntariado e estrutura da romaria
Padre Gibrail ressaltou que a romaria depende diretamente do trabalho voluntário, que começa meses antes do evento. “Esse ano a organização e o planejamento de estruturação nós começamos já em outubro”, contou. Ele destacou que todas as equipes atuam de forma voluntária, desde a divulgação até alimentação e atendimento aos romeiros. “São mulheres e homens que estão ali cinco dias a fio se dedicando. Nada se paga em termos de serviços de mão de obra”, completou.
De acordo com o sacerdote, todas as celebrações principais ocorrerão em tendas externas, devido ao calor e à grande circulação de fiéis. “A igreja não comporta mais do que 100 pessoas, então todas as celebrações serão embaixo das tendas”, explicou. O santuário permanecerá aberto para visitação durante todo o período.
Missas especiais e reconhecimento da romaria
Entre as novidades, o padre anunciou a inclusão de missas em horários diferenciados, como meia-noite e madrugada, para acolher romeiros que caminham durante a noite. “Vamos fazer uma experiência nova com algumas missas mais cedo e durante o dia segue de três em três horas”, disse.
Ao final da entrevista, padre Gibrail destacou conquistas recentes. “A romaria passou a ser patrimônio cultural e também foi incluída no calendário do governo do Estado”, afirmou. Segundo ele, o objetivo é ampliar cada vez mais a divulgação do evento. “Não é mais um evento só de Caraá, é regional e estadual, e queremos aos poucos tornar um evento nacional.”
Confira a entrevista na íntegra:
