AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Alunas da EMEF Antônio Laureano apresentam projeto sobre microplásticos e seus impactos ambientais

por Maria Alice Ramos

Trabalho desenvolvido por estudantes do 9º ano integra a Mostra Científica da escola e busca conscientizar sobre a poluição nos oceanos

Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, as alunas Alice Cavalheiro e Valquíria Krech, do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Laureano da Cunha Filho, de Santo Antônio da Patrulha, e a coordenadora Aline dos Santos, falaram sobre o projeto Os microplásticos e seus impactos ambientais nos oceanos, desenvolvido junto às colegas Letícia Meregali e Isadora Cunha. A pesquisa integra a Mostra Científica da escola e tem o objetivo de alertar para os danos causados pelo descarte incorreto de resíduos plásticos.

Conscientização e pesquisa

A proposta surgiu a partir de uma sugestão da professora de Geografia, conforme relatou Valquíria. “Um dia, conversando com a nossa professora Andreia de Geografia, ela nos apresentou esse tema e foi aí que a gente começou a pesquisar, se interessou e escolhemos o tema.”

As alunas explicaram que o objetivo foi compreender como o descarte incorreto de materiais plásticos pode afetar os ecossistemas marinhos e a saúde humana. Durante o projeto, realizaram pesquisas, entrevistas e materiais visuais para ilustrar a presença dos microplásticos no cotidiano. “A gente começou pesquisando através de material
bibliográfico, cada uma leu um artigo e foi separando as partes mais importantes. E daí a gente foi montando o trabalho escrito referencial teórico. Depois a gente resolveu fazer pesquisas, primeiramente com os estudantes da nossa escola, e agora ampliar pro município. Então a gente fez pesquisa com 300 habitantes do município”, descreveu Alice.

Experiências práticas

Valquíria explicou o conceito de microplástico e os riscos associados. “São pequenas partículas de plástico. E podem causar muitos problemas, tanto para a vida marinha, quanto pra vida humana.”

O projeto incluiu experimentos realizados no Polo Universitário Santo Antônio, com orientação da professora de Ciências Michele Pias. As alunas testaram amostras de água mineral, areia da escola e água do lago da Ilha dos Açores, usando solução salina e microscópio para identificar partículas de microplásticos. “Não tem como dizer ao certo se tinha ou não microplásticos, mas encontramos na água mineral partículas brilhantes que podem ser microplásticos”, contou Alice.

Reconhecimento da escola

A coordenadora Aline destacou o comprometimento das alunas e a importância da educação ambiental desde cedo. “É uma escola muito focada e preocupada com a aprendizagem dos seus estudantes. A conscientização sobre o plástico em si é muito importante. A gente tem que que começar desde os pequenos essa conscientização.” O trabalho das alunas será apresentado na Mostra Científica do município, no dia 17 de outubro, representando os anos finais da EMEF Antônio Laureano da Cunha Filho.

Confira a entrevista na íntegra:

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com