AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

I Seminário Regional de Acessibilidade para o Poder Público reúne gestores do Estado e do litoral em Osório

por Maria Alice Ramos

Durante esta segunda-feira (29), no auditório na Unicnec, em Osório, ocorre o I Seminário Regional de Acessibilidade para o Poder Público. A atividade é uma iniciativa da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), liga à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, com o apoio da Defensoria Pública e da prefeitura de Osório. O seminário tem por objetivo conscientizar os gestores e servidores municipais do Litoral Norte e Médio do Estado sobre a importância da implementação de políticas de acessibilidade, fomentando o diálogo e fornecendo ferramentas para a tomada de ação em cada localidade.

A abertura contou com representantes do governo do Estado, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores da região litorânea. O município de Osório foi representado pelo prefeito em exercício, o vice Ed Moraes. “O município precisa avançar, cada vez mais, em termos de acessibilidade. Já temos o programa A Cidade das Crianças, onde escutamos o comitê das crianças para tornar a cidade mais acessível. No atendimento especializado, também entendemos que ele deve ser mantido após a saída do estudante da rede municipal e quanto às empresas, aquelas que recebem algum tipo de incentivo, a contrapartida poderia ser vagas para PCDs”, disse Ed Moraes.

A presidente da Associação das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais de Osório – Aponeso, Neriana Rodrigues participou da solenidade de abertura. “As leis precisam ser cumpridas, mas o olhar da sociedade é ainda o que mais incomoda, precisa evoluir. Osório andou bastante, moro aqui e sei da evolução da cidade”, disse Neriana. Ela relatou situações comuns do dia a dia de cadeirante e as dificuldades de frequentar os estabelecimentos comerciais que, muitas vezes oferecem rampas de acesso, porém colocam vasos de plantas no trajeto ou banheiros que deveriam ser acessíveis, são usados como depósito, dificultando o uso do local. O Seminário ocorre até o final da tarde, no auditório Felipe Gomes da Unicnec.

Texto e fotos: Ascom PMO

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com