AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Santo Antônio da Patrulha terá campanha nacional de vacinação em outubro

por Maria Alice Ramos

Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, representantes da Secretaria Municipal da Saúde destacaram a programação de outubro em Santo Antônio da Patrulha. No dia 18 será realizada a campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação, das 8h às 17h, no Posto Central. Já no Sábado da Saúde de outubro, a edição será ampliada, em razão do Outubro Rosa, com atendimentos voltados às mulheres no turno da tarde.

Posto de Saúde Central terá atendimentos em espaço adaptado

O diretor do Departamento Técnico em Saúde do município, Gustavo Hanich, destacou que a reforma no Posto Central reduziu a estrutura, mas não a oferta de serviços. “Como a gente está nesse momento de obras na infraestrutura do posto central, vai ser um pouco mais reduzido. Os atendimentos vão acontecer só na parte de cima do posto central mesmo ali, mas vai ter consulta com enfermeiro, coleta de preventivo, consulta com médico, vacinação, teste rápido, curativo, atendimento com odontologia lá embaixo também com os dentistas”, explicou.

O diretor reforçou que a entrada dos pacientes será pela porta principal da farmácia. “Os pacientes vão chegar ali pela porta da farmácia. Pela porta principal do posto central da farmácia, vamos ter todo atendimento no sábado focados ali”, afirmou Hanich.

Outubro terá ações especiais

O coordenador da vigilância em saúde, Luiz Rogério Gomes, lembrou que no dia 18 de outubro haverá campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação, com atendimento das 8h às 17h no Posto Central. Já no dia 25 de outubro, a edição mensal do Sábado da Saúde será ampliada em razão do Outubro Rosa, com funcionamento durante todo o dia. Pela manhã, os atendimentos seguem normalmente, e à tarde serão voltados exclusivamente ao público feminino, com foco nos exames preventivos.

Segundo os entrevistados, desde março a média tem sido de cerca de 50 atendimentos médicos e 30 coletas de preventivos a cada edição, além de vacinação e procedimentos de enfermagem. Luiz Rogério destacou a procura ao longo do ano: “A vacina, principalmente ali em março e abril, teve uma procura bem grande, e em maio também, com a questão da vacina da gripe. Muitos pais e responsáveis levaram as crianças, e depois deu uma diminuída, mas sempre há um movimento bem bom na sala de vacina, que nos alegra e nos entusiasma bastante a manter esse projeto do sábado.” O projeto seguirá até dezembro, retornando em março de 2026.

Confira a entrevista na íntegra:

Foto: ASCOM SAP

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com