AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Professora Ana Zenaide Gomes Ourique falece aos 81 anos em Santo Antônio da Patrulha

por Thiele Reis

Faleceu nesta quarta-feira, 30 de julho, aos 81 anos, a professora Ana Zenaide Gomes Ourique. Referência na educação e na preservação da cultura patrulhense, Ana Zenaide era formada em Letras pela Faculdade de Bagé e Pós Graduada em Folclore. Foi patrona da 12ª Feira Municipal do Livro de Santo Antônio da Patrulha, realizada em 2024. Em privilégio dado a poucos e notórios patrulhenses, o velório ocorre na Câmara de Vereadores desde as 14h, e a cremação será às 20h, no Crematório de Osório.

Educadora, escritora e estudiosa da cultura popular patrulhense

Autora de livros e artigos sobre manifestações como as Cavalhadas, o Baile de Masquê e a herança açoriana, Ana Zenaide teve papel ativo na valorização das tradições locais e regionais. A servidora municipal aposentada Angelita Borges Cardoso, organizadora da Feira do Livro até 2024 e patrona do evento na edição atual, destacou que “Falar da professora Ana Zenaide é lembrar imediatamente do seu amor pelas tradições portuguesas, que ela fez questão de manter vivas nas escolas e na cidade. Foi uma honra ter trabalhado ao lado dela na 12ª edição da Feira, com a energia de sempre. Mesmo enfrentando problemas de saúde, manteve-se firme, participativa e muito dedicada. Cuidávamos da sua saúde com carinho, principalmente por agosto ser um mês frio, mas ela nunca deixava de cumprir um compromisso. Foi uma pessoa amável, batalhadora, e deixa um legado na educação e na cultura de Santo Antônio da Patrulha.”

Em nota oficial, a Prefeitura Municipal reconheceu a importância da educadora e prestou solidariedade aos familiares. O prefeito Rodrigo Massulo afirmou: “O município está consternado com a perda, e eu particularmente também, porque a Zenaide foi uma grande incentivadora da cultura, uma das principais promotoras e estudiosas do folclore patrulhense, dos costumes açorianos, sobretudo das Cavalhadas, que conseguimos retomar com muita ajuda dela.”

Ana Zenaide deixa, além de 4 filhos e 7 netos, um legado de amor pela cidade de Santo Antônio da Patrulha e por cada aspecto da sua cultura e folclore, razão pela qual a comunidade patrulhense celebra seu legado nas redes sociais, onde também e manifesta gratidão pela sua contribuição. Em nota, os familiares destacam que o momento é de dar adeus em paz, e que as memórias permanecerão.

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com