Durante o mês de julho, a campanha nacional Julho Amarelo chama atenção para a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. Em entrevista ao Conexão Itapuí desta quarta-feira (16), representantes da Secretaria Municipal de Saúde destacaram as atividades da campanha em Santo Antônio da Patrulha, que inclui a intensificação das ações em todas as unidades de saúde, com oferta gratuita de testes rápidos e orientações à população. As hepatites A, B e C são doenças silenciosas, causadas por vírus que atacam o fígado e podem evoluir para quadros graves, como cirrose e câncer. Os testes estão disponíveis em todos os postos e também na Unidade Central, com horário estendido até as 19h.
Testes rápidos são gratuitos e resultado sai em minutos
As ações do município priorizam o atendimento direto nos postos, com testagem rápida e acompanhamento imediato em casos positivos. “Testes rápidos são gratuitos, estamos em todas as unidades de saúde do município, só chegar lá e dizer que tem desejo de realizar”, afirmou o diretor técnico em saúde, Gustavo Hanich. A enfermeira Camila Moraes reforçou a importância do diagnóstico precoce: “É a forma mais fácil para achar a doença, tratar e não deixar o vírus agir no fígado.” Ela também explicou que a hepatite B não tem cura, mas tem controle com medicação, enquanto a hepatite C tem tratamento com cura em três meses.
Prevenção passa por higiene, vacinação e uso de preservativos
Além dos testes, a prevenção é foco da campanha, com orientação sobre higiene, saneamento básico, uso de preservativos e cuidados com materiais perfurocortantes. “A hepatite pode atingir qualquer idade, por isso os cuidados são para todos”, disse Camila. A vacina contra hepatite B está disponível em todas as faixas etárias e pode ser feita em qualquer unidade de saúde. Crianças também recebem a vacina contra hepatite A aos 15 meses. Já a C, embora não tenha vacina, tem cura se diagnosticada a tempo.
As ações da Secretaria de Saúde também estão sendo reforçadas em consultas com médicos e enfermeiros, que orientam sobre testagens e prevenção durante os atendimentos. A proposta neste ano é utilizar as consultas como oportunidade para promover saúde. “Queremos mudar a lógica, ao invés de fazer uma ação na rua, aproveitamos quando a população procura as unidades para já começar ali a prevenção”, explicou Gustavo. A busca ativa tem se mostrado mais eficaz para atingir o público com orientações e testes.
A campanha continua até o fim de julho, com unidades móveis em roteiro pelo interior e atendimento estendido no Posto Central, inclusive com vacinação contra gripe e hepatite B. A Secretaria de Saúde reforça que todos os testes são gratuitos, feitos com uma simples picada no dedo, e o acompanhamento médico está garantido em caso de diagnóstico positivo. “Procurem as unidades, vamos promover a saúde e nos cuidar para não precisar da recuperação da saúde”, finalizou Gustavo.
Confira a entrevista na íntegra: