Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (29), foi inaugurada em Santo Antônio da Patrulha a 5ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab). A unidade, que funcionará no prédio da nova sede da Delegacia de Polícia local, será responsável por uma macrorregião de 78 municípios, incluindo parte do Litoral e da Serra. O novo espaço também marcou a posse do delegado Juliano Carvalho.
Autoridades destacam importância da nova delegacia
Durante o ato, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, afirmou que a criação de mais uma Decrab amplia os canais de atendimento ao produtor rural. “Essa é mais uma entrega da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que vem expandindo o atendimento ao produtor em seus canais presenciais”, ressaltou. O chefe de Polícia, delegado Heraldo Chaves Guerreiro, destacou a experiência da equipe que já atua na região: “Eles estão preparados e conhecem a região como ninguém, o que garante um olhar preciso para os riscos do litoral e do interior do Estado”.
O diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab), delegado Heleno dos Santos, classificou a inauguração como um marco para o Rio Grande do Sul. Segundo ele, “representa o reconhecimento da necessidade de um enfrentamento mais técnico e direcionado à criminalidade no campo, que atinge produtores, vítimas de crimes como furto ou roubo de gado, de máquinas e insumos agrícolas, fraudes e outros crimes organizados que impactam a produção agropecuária”. Já o delegado Juliano Carvalho, empossado durante a solenidade, afirmou que assumir a nova função é “um grande desafio e um momento emocionante”, lembrando que atuou no município por dez anos.
Estrutura moderna e integração regional
Em entrevista concedida à Rádio Itapuí, o vice-governador Gabriel Souza, ao ser questionado sobre a chegada de novos profissionais para a Decrab e a Delegacia de Polícia de Santo Antônio da Patrulha, ressaltou o esforço do governo em ampliar o efetivo da segurança pública. “O governador Eduardo assumiu o governo com 30 mil servidores da área de segurança pública, estamos em 33 mil. Porque o estado botou as contas em dia e com isso conseguiu chamar novos servidores porque do contrário você não tem limite de pessoal de acordo com a legislação. Então muito importante cuidar das contas para ter novos concursos públicos. Estamos fazendo concursos públicos tanto para delegados de polícia quanto para agentes, bem como para as demais carreiras da área de segurança.”


Com a inauguração, o Rio Grande do Sul passa a contar com seis Decrabs já em funcionamento — em Alegrete, Bagé, Camaquã, Cruz Alta, Santo Ângelo e agora em Santo Antônio da Patrulha. Outras três estão previstas para Santa Maria, Vacaria e Rio Grande. A nova unidade oferecerá estrutura moderna com gabinetes, cartórios, salas de investigação e de registro de ocorrências, áreas de convivência, alojamentos e celas, além de estacionamento próprio.
O projeto foi viabilizado por meio de parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, com apoio do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que possibilitou, com contribuições da comunidade, a compra de mobiliário e equipamentos. A Decrab terá atuação exclusiva em delitos no campo, como abigeato, furtos de implementos agrícolas, falsificação de sementes e defensivos, além de outros crimes que impactam a produção agropecuária.