Um dos programas socioambientais da Corsan, o De Olho no Óleo, está cada vez mais solicitado por escolas e entidades do Litoral Norte. Nesta última quinta-feira, 5, a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Martins Correa Filho, em Santo Antônio da Patrulha, recebeu a atividade, que contou com palestra seguida da oficina de confecção de sabão com a reutilização do óleo de cozinha usado. Cerca de 28 alunos participaram da iniciativa, que ainda tornou o local ponto de coleta para receber o óleo usado e evitar o descarte em locais inadequados, como pias e vasos sanitários.
A palestra e oficina foram ministradas pela analista de responsabilidade social da Corsan Cristiane Silveira, que, de forma didática e com o uso de imagens, mostrou os danos causados pelo óleo nas tubulações de esgoto e nas fontes naturais de água, como os rios. “As crianças demonstraram interesse do início ao fim, ficaram atentas com a transformação do óleo em sabão e manifestaram ser sensíveis ao tema. Com certeza, vão multiplicar essas informações com suas famílias”, disse Cristiane.
A professora da instituição Rosane Muniz dos Santos relata que a escola já vem realizando um trabalho sobre reciclagem de lixo e meio ambiente junto aos alunos. “A experiência da produção de sabão ecológico a partir de óleo de cozinha foi de muito aprendizado para as turmas do 3º até 7º anos da nossa escola. Incentivou os alunos a serem agentes ativos e multiplicadores no processo de reciclagem e conscientização ecológica. A partir dessa oficina, cada educando poderá se tornar colaborador da preservação do meio ambiente, além de passar para a família o conhecimento que recebeu”, disse ela.
Outras duas entidades já estão agendadas para receber, no dia 10 de setembro, o programa De Olho no Óleo: o Posto de Saúde do bairro Albatroz, em Osório, e o grupo Gurias Arteiras, no bairro São Francisco, em Tramandaí. Mais informações e agendamentos sobre os programas socioambientais da Corsan no Litoral Norte podem ser obtidas pelo telefone (51) 9849 0307 ou pelo e-mail cristiane.silveira@corsan.com.br.
Fonte: divulgação/Corsan