A implantação da rede de esgoto no bairro Nova Nordeste, em Imbé, já está 40% concluída. A equipe da Corsan está atuando nesta semana na Rua Maria Clara Machado. Depois de finalizado, o sistema de esgoto cloacal vai beneficiar cerca de 2 mil pessoas. O investimento é de R$ 2,1 milhões. No total, serão construídos 4.707 metros de rede coletora. As obras têm previsão de término para dezembro deste ano.
Os imóveis estarão com a ligação pronta para quando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Imbé entrar em operação. Vale ressaltar que os moradores deverão acessar a nova rede somente quando for feita a liberação pela Corsan.
“O nosso cronograma prevê iniciarmos a construção da ETE ainda este ano e o seu funcionamento já em 2025. Estamos avançando com as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no Litoral Norte para trazermos mais qualidade de vida para a população e a preservação do meio ambiente”, projeta o diretor regional de operações da Corsan, Fábio Arruda.
Universalização do saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Companhia planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Fonte: divulgação/Corsan