Nesta quinta-feira (15), a Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha sedia, às 14h, reunião com o objetivo de discutir a implementação do Programa Passe Livre Estudantil para estudantes que se deslocam entre os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Osório. O encontro é aberto para todos os interessados na pauta, e reunirá diretores e reitores das instituições de ensino das duas cidades, além de representantes da AERGS (Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sul), da AULIN e do poder legislativo local.
A pauta central do encontro será a viabilização do acesso ao benefício para alunos que precisam viajar diariamente entre os dois municípios para frequentar suas instituições de ensino. O Programa Passe Livre Estudantil, mantido pelo Governo do Estado, subsidia integralmente os custos de transporte intermunicipal para estudantes de regiões pertencentes ao mesmo aglomerado urbano.
A autorização para inclusão dos estudantes da rota Santo Antônio da Patrulha–Osório no programa foi uma conquista recente, fruto de longa articulação junto ao governo estadual. Agora, a etapa seguinte é identificar a demanda real para planejar a implementação efetiva do benefício.
“É de fundamental importância a presença dos representantes das instituições de ensino para podermos identificar a demanda existente e também colaborar na divulgação desta grande notícia à comunidade escolar e acadêmica”, reforçou Paulo Machado, coordenador operacional da AERGS.
A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à educação, promovendo a inclusão e reduzindo as barreiras financeiras enfrentadas por estudantes que precisam se deslocar diariamente. Com o Passe Livre Estudantil, espera-se ampliar o acesso ao ensino superior e técnico na região, beneficiando diretamente a comunidade acadêmica de ambas as cidades.