AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Queda nos índices de criminalidade marca o balanço do primeiro mês da Operação Verão Total

por Melissa Maciel

O governador Eduardo Leite apresentou nesse sábado (10), na Câmara de Vereadores de Xangri-lá, os resultados do primeiro mês de atuação das forças de segurança na Operação Verão Total 2025/2026. O secretário da Segurança Pública, Mario Ikeda, e os comandantes do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar, a chefia da Polícia Civil, e diretores do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran RS) e da Polícia Penal detalharam os indicadores e ações da força-tarefa que aumenta o efetivo e oferta de serviços à população no Litoral Norte, Litoral Sul e balneários de água doce gaúchos.

Duas pessoas sentadas em uma grande mesa, ambas sorrindo. Ao fundo, se lê Plenário Ledir Fermino Alves
Leite destacou os investimentos realizados no Estado e a redução histórica da criminalidade – Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Segundo Eduardo Leite, o Rio Grande do Sul vive hoje uma realidade diferente após recuperar a capacidade do Estado de cumprir suas funções essenciais. “Antes de pensar em grandes obras, era preciso fazer o básico bem feito. Organizamos a segurança pública, investimos em efetivo, inteligência e integração das forças, e os resultados estão nos números: redução histórica da criminalidade, mais presença do Estado e mais segurança para quem vive e para quem visita o Rio Grande do Sul”, afirmou o governador.

No período de 20 /12 a 6/1, o roubo a pedestres teve redução de 55% em relação ao ano passado (de 76 para 34), e o de veículos está 67% menor que na edição passada: foram três ocorrências em duas semanas, frente a oito ocorrências em 2024/2025. Ikeda destacou também a queda no número de estelionatos, que tem marcado bastante a sensação de segurança, apesar do aumento deste tipo de crime em todo o país. Neste ano, foram 243 casos, enquanto a edição passada registrou 358 e, em 2023/2024, chegou a 407. Os crimes violentos letais intencionais também caíram de 18 para sete (61% menos que na edição passada).

O secretário Mario Ikeda destacou a melhora expressiva nos indicadores de segurança nos 38 municípios que integram a Operação Verão Total: “é uma redução consistente, que acompanha os indicadores de 2025. Os resultados que apresentamos são fruto do trabalho e da confiança que o Estado tem depositado em recursos financeiros e melhoria das condições de trabalho, aumento de efetivos e promoções”.

Somente na segurança, cerca de 3,3 mil servidores da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), do IGP-RS e do DetranRS estão atuando de forma integrada, com ações que incluem patrulhamento, salvamentos, fiscalização e atividades educativas.

Fonte: Governo RS

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com