Na noite da sexta-feira Santa (18), aconteceu em Santo Antônio da Patrulha a tradicional Procissão da Paixão de Jesus entre as igrejas da Nossa Senhora da Boa Viagem, no centro, e a Igreja Matriz, na cidade alta. Centenas de fiéis estiveram presentes na caminhada, que incluiu pontos de encenação da via sacra e do tema da campanha da fraternidade de 2025 “Fraternidade e Ecologia Integral”, organizados pelo grupo de jovens Semeando.
A procissão foi guiada pelo Padre Hilário Sozo, da Paróquia da Nossa Senhora da Boa Viagem, com acompanhamento musical do grupo Dom de Deus. Os padres Caio e Luciano também acompanharam a procissão, junto dos fiéis.
Para o Padre Luciano, a procissão da sexta-feira Santa “tem uma característica especial em Santo Antônio da Patrulha. Ela reúne toda a cidade e reúne até várias crenças. É uma verdadeira multidão, não só feita de católicos, por mais que seja organizada pela Igreja Católica com a encenação, a dramatização dos grupos de jovens, a participação dos padres, o convite para os pastores, pastoras, reverendas. Mas ela tem essa característica de reunir toda a cidade de diversas confissões de diversas igrejas. Este ano, as encenações refletiram sobre a paixão de Jesus, claro, mas também sobre o tema da ecologia, que foi o tema da campanha da fraternidade. Foi muito emocionante, uma verdadeira demonstração de fé popular e de devoção”, destacou o pároco.
Eliziane Coelho, representante do Grupo Semeando, detalhou a participação do grupo e a contrução das encenações apresentadas aos fiéis: “Nos preparamos durante a semana com a elaboração das cenas, trazendo passagens da via sacra e relacionando com a campanha da fraternidade, com o tema da ecologia, para o qual as cenas eram voltadas, trazendo a questão do desperdício dos alimentos, do desmatamento e também ações positivas como a separação do lixo. Como grupo de jovens ligados à igreja nós ficamos felizes e satisfeitos com a participação da comunidade durante a procissão e também pela confiança da paróquia em nosso trabalho.”
A procissão percorreu a cidade durante cerca de 1h40, com reflexões guiadas pelo Padre Hilário, que destacou a importância do tema da campanha da fraternidade e da responsabolidade de cada pessoa no cuidado e preservação da natureza, além de refletir sobre as tragédias climáticas que assolaram Santo Antônio da Patrulha, Caraá e o RS inteiro nos últimos 2 anos. O encerramento da procissão foi na escadaria da Igreja Matriz, onde o público se emocionou com a conclusão da via sacra, amplamente aplaudida.
“Foi uma caminhada muito boa, de muita oração, religiosidade, fé, muito silêncio, pedidos de perdão, sintonia, muito recolhimento. Mais uma vez o povo teve essa expressão de fé, de solidariedade, dentro do Tríduo Pascal, que iniciou na quinta-feira com a instituição da Eucaristia, com o lava pés. Queremos agradecer a todas as pessoas que estiveram presentes e que celebraram, rezaram, pediram perdão ao Senhor neste dia tão bonito que é a sexta-feira Santa, no sentido de solidariedade e de um grande reconhecimento de nós a Jesus Cristo que valeu por nós na cruz”, concluiu o Padre Hilário Sozo, que estima a participação de cerca de 1.500 fiéis na procissão.
O Tríduo Pascal segue com a seguinte programação:
(19) Sábado Santo
– Vigília da Ressurreição às 19h na Igreja Matriz Santo Antônio;
– Vigília Pascal às 19h na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem;
– Vigília da Ressureição no interior: 16h em Furnas e em Santa Luzia, 19h no Evaristo.
(20) Domingo de Páscoa – Santa Missa
– 8h e 19h na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem;
– 9h e 19h na Igreja Matriz Santo Antônio;
– 18h na Várzea;
– No interior: 8h30 no Rincão do Herval, 10h Leo Seidel, 10h30 no Canto dos Guilhermes, 16h Alto Ribeirão.









