AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Passe Livre Estudantil: Nova linha entre Osório e Santo Antônio é autorizada, após anos de reivindicação

por Thiele Reis

Uma antiga demanda dos estudantes da região finalmente foi atendida: o Passe Livre Estudantil, programa do Governo do Estado que subsidia o transporte de alunos entre municípios, agora incluirá a linha entre Santo Antônio da Patrulha e Osório. A medida, confirmada após a assinatura de um decreto pelo governador do Estado, permite que o trajeto seja viabilizado pela Metroplan, o que permite a aplicação do benefício aos estudantes que percorrem esse trecho. A mudança corrige uma lacuna histórica do programa, que já contemplava outras cidades mais distantes, como São Leopoldo, Canoas e Porto Alegre.

Em entrevista ao Conexão Itapuí na manhã desta quinta (15) O vereador Gabriel Diedrich (MDB), um dos principais articuladores da iniciativa, destacou a importância da conquista. “Era uma incongruência, uma injustiça que até então se tinha porque não faz sentido o município que é mais próximo, não ter oportunidade de se locomover gratuitamente até Osório para estudar, enquanto tem para Rolante, Taquara, São Leopoldo, Canoas, Porto Alegre e Gravataí. Então não fazia nenhum sentido,” afirmou o parlamentar.

Articulação e reivindicação estudantil

A efetivação da mudança ocorre após anos de tratativas com o governo estadual, iniciadas por volta de 2020. Segundo o Diedrich, o principal obstáculo era a separação dos municípios em diferentes aglomerados urbanos: para esta questão em específico, Santo Antônio está na região metropolitana, enquanto Osório pertence ao Litoral Norte. A alteração da gestão da linha para a Metroplan foi o passo essencial para integrar o trecho Osório-Santo Antônio, em ambos os sentidos, ao programa.

Além de estudantes que já frequentam instituições em Osório e em Santo Antônio da Patrulha, a medida pode impactar positivamente o acesso à educação de novos alunos, além de reduzir os riscos associados ao deslocamento noturno por meio de caronas ou veículos particulares.

Implementação da linha

O próximo passo será o levantamento da demanda estudantil. Uma reunião na Câmara de Vereadores de Santo Antônio, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, reuniu representantes da Metroplan, AERGS (Associação dos Estudantes do RS), FURG (Universidade Federal do Rio Grande, que possui campus em Santo Antônio da Patrulha), UNICNEC e do Instituto Federal para discutir a demanda real de alunos, horários e ajustes na grade de transporte. A possibilidade de criar uma nova linha de retorno noturno a partir de Osório está entre os pontos a serem analisados.

Confira a entrevista completa:


Fotos: Iago Silva / Câmara de Vereadores

você pode gostar

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados | GRUPO MARISTELA | Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com