A Polícia Federal e a Polícia Civil cumpriram mandados em Osório, Três Forquilhas e Terra de Areia, nesta quarta-feira (8), durante a Operação Nacional Proteção Integral III, que combate crimes de abuso sexual infantil praticados pela internet. A ação faz parte de uma mobilização simultânea em todo o país.

A operação foi uma das maiores ações nacionais de enfrentamento aos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. Coordenada pela Polícia Federal, a operação contou com o apoio das Polícias Civis de 16 estados e teve foco na identificação e prisão de pessoas envolvidas na produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo de pornografia infantil.
No Rio Grande do Sul, além das ações no Litoral Norte, também houve mandados cumpridos em Viamão, Pelotas, Sapiranga, Rio Grande e Cachoeirinha. Nestes dois últimos municípios, os agentes efetuaram prisões em flagrante por posse de material ilegal e porte de arma de fogo. No total, foram 11 locais investigados no estado.
Em todo o país, a operação mobilizou 617 policiais federais e 273 policiais civis, resultando até agora em mais de 50 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas. A ação dá continuidade às edições anteriores da operação, deflagradas em março e maio deste ano, e reforça o trabalho conjunto das forças de segurança para proteger crianças e adolescentes de abusos virtuais.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes, orientando sobre os riscos de contatos suspeitos em redes sociais e aplicativos. Segundo a corporação, “a prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.”
Fotos: Divulgação PF