Uma ação integrada das forças de segurança e órgãos de fiscalização resultou na localização de 13 adolescentes em situação de cárcere privado em uma clínica de reabilitação no município de Osório. A Operação Integridade foi deflagrada na tarde da última terça-feira (13) com o objetivo de reprimir crimes e infrações administrativas em estabelecimentos desse tipo.
A operação contou com a participação de agentes da Polícia Civil da Delegacia de Polícia de Osório, Vigilância Sanitária e Fiscalização Tributária municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal da Assistência Social e Conselho Tutelar. Após diligências preliminares, ações fiscalizatórias e orientações preventivas, quatro clínicas de reabilitação foram fiscalizadas no município.
Em uma das unidades vistoriadas, os agentes encontraram 13 adolescentes em situação de vulnerabilidade, mantidos de forma irregular. Conforme o delegado João Henrique Gomes de Almeida, as fiscalizações foram intensificadas a partir de diversos registros de ocorrências policiais, denúncias recebidas e diligências preliminares que apontavam possíveis irregularidades nas clínicas de reabilitação da cidade.
Diante da constatação de ilicitudes e irregularidades, o responsável pelo local foi conduzido à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos. Já os adolescentes foram removidos do estabelecimento, com encaminhamento para um local seguro ou devolução às suas famílias, conforme avaliação dos órgãos competentes.
Ao todo, cerca de 20 agentes policiais e administrativos participaram da operação, realizando verificações documentais e estruturais nos estabelecimentos, além de contato direto com os internos. Segundo a Polícia Civil, a Operação Integridade teve como foco principal a repressão a crimes contra a pessoa e a dignidade humana, reforçando a atuação integrada do poder público na proteção de crianças e adolescentes.
