No Rio Grande do Sul, há algo diferente no Natal de 2024. O ano, certamente ficará guardado na memórias dos gaúchos e gaúchas pelas enchentes assoladoras que atingiram o estado nos meses de maio e junho.
Esta experiência transformou a população do Rio Grande do Sul e exigiu – e ainda exige – força e resiliência para seguir. Na família, nos amigos e na comunidade, nos fortalecemos e encontramos disposição para superar os tristes dias que vivemos. Entretanto, nossa maior esperança é e está em Cristo.
Este é o tema apresentado pelo Subsídio de Natal do Regional Sul 3 para 2024. Cristo: a maior esperança, que acolhe nossas alegrias e nossas angústias e caminha ao nosso lado. Assim explica dom Leomar Brustolin, Presidente do Regional Sul 3:
Este subsídio reflete e reza sobre a esperança bíblica, capaz de nos inspirar quando o cansaço e o desânimo parecem reter nossos passos. Na companhia de homens e mulheres que creram e por isso esperaram, todos somos chamados a rever nosso estilo de vida, superando os desafios e acendendo luzes que clareiam os caminhos.
O Ano Jubilar de 2025, com o tema “Peregrinos da Esperança”, é outro motivador da escolha do tema do material para este ano. “Em meio a tantos desafios, anunciar a esperança cristã é missão da Igreja”, afirma a introdução do subsídio.
Levar, alimentar, fortalecer e viver a esperança
O material é composto de três peças: um cartaz para as comunidades, o símbolo para porta das casas no formato do mapa do Rio Grande do Sul e o livreto para celebração do Advento.
O subsídio propõe às famílias e comunidades quatro encontros celebrativos, unindo os temas preparatórios para o jubileu e a realidade gaúcha das enchentes:
1º Encontro: Levantar e levar a esperança – Visita de Maria a Isabel
2º Encontro: Alimentar a esperança na oração – Jesus ensina a rezar o Pai-Nosso
3º Encontro: Fortalecer a esperança na comunidade – Bem-aventuranças
4º Encontro: Viver a esperança na solidariedade – Bom Samaritano
Além dos quatro encontros, o subsídio também apresenta a Celebração Penitencial e a Bênção para a Casa na noite do Natal.
Multimídia
Este subsídio de Natal também oferece, em cada canto, um vídeo relacionado. O trabalho conjunto que reuniu forças com as equipes de canto litúrgico e de comunicação do Regional Sul 3 permite que, a cada música, a pessoa acesse pelo código QR a gravação com a letra da música.
Todas as canções estão disponíveis na Playlist no Canal do Regional Sul 3 no Youtube.
O material já está em processo de impressão, a partir dos pedidos de cada arqui/diocese, e começará a chegar em cada Igreja Local na segunda semana de outubro, para ser distribuído até o início do advento às famílias e comunidades.
Fonte: CNBB Sul 3 / Victória Holzbach