O município de Itati, localizado na serra do Litoral Norte do RS, ficou na segunda colocação no ranking estadual do Índice Municipal de Educação do RS (IMERS), divulgado nesta terça-feira, dia 19 de novembro de 2024, pelo governador em exercício, Gabriel Souza. A cidade com 2.638 habitantes alcançou o índice IMERS de 86,04 na avaliação final, a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers).
O município de São Valentim alcançou o melhor resultado do Estado (90,74), seguido de Itati (86,04) e Montauri (85,36). Outros dois municípios do Litoral Norte do RS ficaram entre os 100 melhores no Estado, sendo Santo Antônio da Patrulha, que alcançou o índice de 75,14 (posição 52o) e Três Cachoeiras, com a marca de 73,15 (posição 81o).
O IMERS tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes. O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.
Fonte: Ascom Amlinorte – Rose Scherer – Jornalista (6.175)