Espaço “Bem Te Quero” promove dignidade e sustentabilidade nas doações, enquanto nova sede do CRAS está em construção
Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, a secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social de Glorinha, Josie Alves, falou sobre os projetos desenvolvidos no município, com destaque para a Loja Solidária “Bem Te Quero” e a construção do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Segundo ela, as iniciativas refletem o fortalecimento das políticas públicas de acolhimento e promoção da autonomia.
A secretária explicou que a loja foi criada “com o intuito de ser além de um centro de distribuição e arrecadação de roupas, mas um espaço acolhedor, um espaço que busca autonomia, dignidade e, principalmente, receber as pessoas que tanto precisam num espaço onde elas se sintam bem”. O local funciona como uma loja de verdade, com fachada, araras, espelhos e roupas organizadas por estação e faixa etária. “O usuário tem oportunidade de escolher a sua peça de forma organizada, com dignidade”, destacou.


Acolhimento e sustentabilidade
Josie ressaltou que o projeto também tem caráter sustentável. “Algumas roupas que não estão em condições de uso são encaminhadas para a Defesa Civil do Estado, lá eles reciclam por meio de cooperativas. Assim, estamos incentivando e ajudando o município nessa questão do descarte”, explicou. As doações podem ser feitas durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, e os atendimentos são realizados mediante cadastro familiar simples. Desde a inauguração, em julho, já foram cadastradas cerca de 290 famílias e distribuídas 4.900 peças de roupa.
Novo CRAS e oficinas culturais
Durante a entrevista, a secretária também comentou sobre a construção da nova sede do CRAS, cuja previsão de conclusão é para abril de 2026. “Além de um espaço adequado e preparado, a obra gera uma economia significativa ao município, em torno de R$ 50 mil por ano, que é o valor do aluguel”, explicou. O novo local também sediará o retorno das oficinas culturais de dança, música, coral e artesanato, com início previsto para o próximo ano. “Da criança ao idoso, todo mundo precisa de atividade, então, a gente conseguir ofertar no nosso município de forma gratuita essas oficinas, é algo que tem nos deixado bastante felizes”, afirmou.

Ampliando o atendimento social
Josie explicou que a Secretaria atua com a proteção social básica, atendendo famílias acompanhadas pelas políticas de Educação e Saúde, e que o novo espaço permitirá ampliar o atendimento a todas as faixas etárias. “A gente quer que o CRAS seja a casa da família, assim como a loja foi abraçada pela comunidade, que o CRAS também seja. A assistência social é uma política pública de valor enorme para todos. A gente não sabe o dia de amanhã”, ressaltou.
Ao final da entrevista, a secretária destacou que o município está com edital aberto para contratação de oficineiros nas áreas de música, dança, educação física e artesanato. “É uma oportunidade de emprego e de renda, então que as pessoas procurem esse edital. A gente tem excelentes profissionais para fazer excelentes projetos”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
