O Litoral Norte do Rio Grande do Sul segue com cenário positivo para moradores e turistas neste início de temporada. De acordo com o 2º boletim do projeto Balneabilidade 2025/2026, divulgado nesta sexta-feira (19) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), todos os 33 pontos analisados na região estão próprios para banho.
No levantamento estadual, o número de locais liberados para os banhistas subiu de 85 para 87 pontos. Atualmente, apenas nove locais no Estado estão classificados como impróprios, concentrados em municípios da Região Sul e da Região Central, sem nenhum registro negativo no Litoral Norte.
O Programa Balneabilidade monitora, nesta temporada, 96 pontos de praias e balneários em 45 municípios gaúchos. A iniciativa é executada pela Fepam, com apoio da Corsan e do Sanep, e integra a Operação Verão Total do governo do Estado. Os resultados das análises são divulgados semanalmente, sempre às sextas-feiras, até o dia 27 de fevereiro.
Além do site e das redes sociais da Fepam, as informações também são disponibilizadas em placas instaladas nos próprios balneários e por meio do webaplicativo do programa, permitindo que a população acompanhe em tempo real a condição das águas.
A Fepam reforça algumas orientações importantes aos banhistas, como entrar na água apenas em locais classificados como próprios, evitar o banho após períodos de chuva intensa, não utilizar áreas próximas a saídas de córregos e ficar atento à presença de algas. Crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade devem receber atenção especial.
Foto: Nicole Corrêa
