O Litoral Norte segue com todas as praias próprias para banho, conforme aponta o sexto boletim do programa Balneabilidade da temporada 2025 2026, divulgado nesta sexta-feira (16), pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O levantamento considera coletas realizadas nos dias 12 e 13 de janeiro e traz um cenário positivo para a região mais procurada por veranistas neste período do ano.
De acordo com o relatório, dos 96 pontos monitorados em todo o Estado, apenas seis foram classificados como impróprios para banho. No Litoral Norte, todos os pontos analisados permanecem adequados para o uso recreativo, garantindo segurança aos banhistas. A exceção na região é a Lagoa do Peixoto, em Osório, que apresentou condições inadequadas e segue com restrição para banho.
No caso da Lagoa do Peixoto, o ponto de coleta registrou um alto índice de cianobactérias, com 129.267 células por mililitro, número muito acima do limite estabelecido, que é de 50 mil células. O resultado indica um processo de eutrofização, caracterizado pelo excesso de nutrientes na água. Além disso, os gêneros de microrganismos identificados, como Microcystis, Aphanocapsa e Raphidiopsis, são potenciais produtores de toxinas que podem causar intoxicações agudas ou crônicas, tornando o contato com a água um risco à saúde.
No panorama estadual, dois pontos de Pelotas, na Praia do Totó e no Balneário Valverde, deixaram a lista de locais impróprios nesta semana. Por outro lado, o Balneário do Rio Camaquã, em Cristal, passou a integrar a relação de áreas com restrição. Também constam como impróprios balneários localizados nos municípios de Cerrito, Pedro Osório e Piratini, além de um ponto em Pelotas.
O programa Balneabilidade é executado pela Fepam, com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento Corsan e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas Sanep. Atualmente, o monitoramento abrange 96 pontos em praias e balneários de 45 municípios gaúchos. Nesta temporada, novos locais passaram a ser analisados, ampliando o alcance do controle da qualidade das águas no Estado.
A divulgação dos resultados ocorre semanalmente, sempre às sextas-feiras, por meio do site, das redes sociais da Fepam, das placas informativas instaladas nos balneários e do webaplicativo do programa. Os boletins seguem sendo publicados até o dia 27 de fevereiro, dentro das ações da Operação Verão Total do governo do Estado.
A Fepam reforça a importância de que os banhistas respeitem as orientações, entrando na água apenas em locais classificados como próprios, evitando o banho após chuvas intensas e não utilizando áreas com presença visível de algas. A atenção deve ser redobrada no caso de crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade, garantindo um verão mais seguro para todos.
Foto: Nicole Correa/Grupo Maristela
