AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

II Mostra de Iniciação Científica de Caraá acontece nesta sexta-feira (31) com apoio da FURG

por Maria Alice Ramos

Evento reunirá cerca de 50 trabalhos de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio no ginásio municipal de Caraá.

Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o professor da FURG de Santo Antônio da Patrulha, Fernando Kokubun, falou sobre a II Mostra de Iniciação Científica de Caraá, que acontece nesta sexta-feira (31/10), no Ginásio Jorge Von Saltiel. “Tem início oficialmente às nove horas, intervalo na hora do almoço e termina às 15 horas”, informou o professor.

Lei municipal garante continuidade da feira

Kokubun explicou que o município conta com uma lei que institui a feira de ciências anualmente e que a edição deste ano reunirá aproximadamente 50 trabalhos de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. “Esse ano a gente conseguiu o recurso do CNPq, que é uma coisa bastante positiva. Teve um corte de 70%, mas conseguimos recursos pra realização da feira”, afirmou.

Projetos voltados à realidade dos alunos

O professor destacou o envolvimento dos estudantes com temas ligados à comunidade local. “Hoje é importante que as crianças comecem a perceber quais as consequências de uma chuva muito intensa, por exemplo. Eu estou trabalhando com alunas que estão interessadas na qualidade da água. Será que depois da chuva eu posso tomar aquela água? Então elas começam a questionar essas coisas”, relatou.

Participação de três universidades

A equipe de avaliação será formada por 15 professores da FURG, além de docentes de outras instituições. “Vão ter dois professores que não são da FURG, uma de Santa Maria e outro da UFRGS. Então são três universidades na avaliação”, explicou Kokubun. A mostra será aberta ao público, com exceção do período das 10h às 11h, reservado para avaliação.

Incentivo à cultura científica

Ao encerrar a entrevista, o professor ressaltou o valor de incentivar o interesse pela ciência desde cedo. “Eu acho extremamente importante que a gente crie uma cultura científica pros alunos, que a ciência faça parte da vida deles”, destacou.

Confira a entrevista na íntegra:

Foto: Viviani Silveira / FURG-SAP

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com