Os olhos atentos e marcados por expectativas eram visíveis no rosto dos 18 alunos do Ensino Médio da Rede Estadual que, nesta segunda-feira (7/4), começaram as atividades da competição do HackaTchê Business. As seis equipes, cada uma composta por três estudantes, chegaram logo cedo, às 9h, no Tecnopuc Crialab, em Porto Alegre, onde permaneceram até o fim da tarde. Localizado no campus da PUCRS, o espaço recebe a etapa de imersão da maratona de inovação e criatividade.
Promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), a iniciativa está na sua quarta edição e busca incentivar os estudantes a explorar ideias e soluções voltadas para a melhoria do dia a dia da Rede Estadual. Para isso, eles também precisam desenvolver um projeto utilizando alguma ferramenta tecnológica (aplicativo, sistema, processo ou serviço) e que possa ser aprimorado com o uso dela.
Além disso, os trabalhos deviam estar relacionados com temas ligados à sustentabilidade, transição energética, justiça climática e empreendedorismo sustentável, sob o mote “Rumo à COP 30”.
Este ano, 310 equipes de todas as Coordenadorias Regionais de Educação se inscreveram, o que representa o recorde de participação na etapa de seleção da história do Hackatchê. Seis delas foram selecionadas para participar da fase de mentoria no Tecnopuc. As escolhidas foram:
- AgroSol, da Escola Marçal Ramos (Caraá);
- Clima 360o, do Instituto Seno Frederico Ludwig (Novo Hamburgo);
- +Presença, da Escola Padre Antônio Sepp (São Miguel das Missões);
- BioLoop, do Colégio Tiradentes (Caxias do Sul);
- Materna, da Escola Borges de Medeiros (Cachoeira do Sul);
- Conectando Gerações, da Escola Apeles (Porto Alegre).

Para a diretora do Departamento de Gestão do Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação da Seduc, Naomy Oliveira, a maratona é uma oportunidade de conectar os estudantes da Rede Estadual com a área tecnológica e de inovação, criando um espaço para a troca de experiências. “Durante esses dias, eles vão aprender bastante sobre como se constrói uma solução, uma ideia que pode virar uma startup. Eles terão workshops de Canvas, prototipagem, design e pitch (apresentação curta e direta que tem como objetivo vender uma ideia, produto ou serviço) para estarem bem preparados para apresentar suas soluções no palco do South Summit,” destaca.
Sobre os projetos selecionados, ela ressaltou que as seis equipes finalistas são diferentes entre si, refletindo múltiplas questões sociais. “Todos são igualmente incríveis. Temos propostas sobre maternidade, reciclagem, presença dos estudantes na escola e conexão entre gerações. Cada equipe tem sua singularidade, mas todas são muito boas,” enfatiza. Cada grupo é acompanhado por um professor ou servidor da escola, que age como um responsável pela equipe, ainda que não atue diretamente na resolução dos desafios.
Durante a competição, na terça-feira (8/4), a Seduc realizará o Hackatchê Maker, uma trilha de desafios voltada aos estudantes do Ensino Fundamental. Os participantes, selecionados entre alunos das redes estadual e municipal, terão que criar uma solução para um tema que será proposto durante o dia. Também na terça-feira ocorrerá o HackaTchê Talks, com palestras e oficinas, além de falas inspiradoras para motivar os estudantes. O encontro começará às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal TV Seduc RS.
Na quinta-feira (10/4), após a etapa de mentorias e workshops, os três melhores projetos serão apresentados no palco do South Summit Brazil 2025, que será realizado no Cais Mauá, em Porto Alegre. O governo do Estado é correalizador do evento. Os estudantes farão um pitch final diante de especialistas, empreendedores e investidores. A banca avaliadora será composta por representantes dos setores de inovação, educação e tecnologia.
O grande vencedor do HackaTchê Business 2025 embarca para Madri, na Espanha, onde representará o Rio Grande do Sul no South Summit Espanha, de 4 a 6 de junho. O segundo colocado visitará a sede da Google Brasil, em São Paulo, e o terceiro participará do Gramado Summit. Todas as equipes finalistas recebem transporte, alimentação e hospedagem para as atividades.
Desde sua criação, em 2022, o HackaTchê Business tem registrado crescimento no número de participantes: foram 94 alunos em sua primeira edição; 124, em 2023; 264, em 2024; e, este ano, mais de 1,2 mil estudantes na fase inicial. A maratona tem a parceria do Tecnopuc, da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap)/Alura, do Instituto Unibanco, da Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade e do Canva For Education.
Cronograma
7 de abril a 9 de abril – Hackatchê Business em Porto Alegre
10 de abril – Pitch final no South Summit
Premiação
1º lugar: viagem para o South Summit Espanha;
2º lugar: visita à sede da Google em São Paulo;
3º lugar: participação no Gramado Summit.
Fonte: Ascom Seduc e Secom
Foto: PM Caraá