AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

ENTREVISTA: Convênio viabiliza implantação da oncologia no Litoral Norte gaúcho

por Maria Alice Ramos

Serviço será estruturado no Hospital São Vicente de Paulo e deve reduzir deslocamentos de pacientes para a capital

Em entrevista concedida ao programa Conexão Itapuí, o deputado estadual Luciano Silveira falou sobre a assinatura do convênio que viabiliza a implantação do serviço de oncologia no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A formalização ocorreu na última sexta-feira (26), com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e do governador em exercício, Gabriel Souza, e prevê a estruturação do atendimento no Hospital São Vicente de Paulo, de Osório, com início das atividades previsto para 2026.

Segundo o deputado, a implantação da oncologia representa uma antiga demanda da região, que hoje depende do deslocamento diário de pacientes para Porto Alegre e outras cidades. “Era um sonho que a gente tinha há muito tempo. O câncer é uma doença que quem não foi atingido conhece alguém que foi, e a gente sabe como é difícil fazer o tratamento oncológico. Sair do interior e ir para Porto Alegre, sair de manhã, voltar de noite”, afirmou.

Estruturação do serviço no Hospital de Osório

Luciano Silveira explicou que o convênio permitirá a reforma e ampliação de espaços no hospital de Osório, com recursos destinados para adequações técnicas necessárias ao atendimento oncológico. “Colocamos uma emenda de R$ 1 milhão no hospital de Osório, onde será feita a reforma e a ampliação do espaço que vai acolher [o serviço]”, disse. Conforme o deputado, as obras não são consideradas complexas e devem envolver readequações físicas, instalação de sistemas específicos e preparação dos ambulatórios.

O parlamentar também ressaltou que o serviço não se limitará à quimioterapia e radioterapia. “A oncologia não se resume só à quimioterapia e à radioterapia. É o antes, o durante e o depois, com exames periódicos e acompanhamento médico”, destacou, acrescentando que toda a parte de credenciamento junto ao Ministério da Saúde já está encaminhada.

Impacto regional e redução de deslocamentos

Durante a entrevista, Luciano Silveira enfatizou o impacto regional da implantação da oncologia no Litoral Norte, destacando que milhares de pacientes deixarão de se deslocar para a capital. “Só em Osório são mais de 80 pacientes que fazem uso de veículos, por mês, para tratamento oncológico. Estamos falando de milhares de pessoas do litoral que deixariam de ir para Porto Alegre”, afirmou.

O deputado ainda destacou que o serviço beneficiará municípios de toda a região, incluindo localidades mais distantes. “Estamos falando de Tavares, Mostardas, Mampituba e Morrinhos do Sul, regiões mais distantes. Isso vai mudar a história”, concluiu, reforçando que a implantação da oncologia é um passo importante dentro do processo de regionalização da alta complexidade em saúde.

Confira a entrevista completa:

Foto: ASCOM Osório

você pode gostar

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com