A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Territorial de Osório alterou o local de um dos ecopontos no município, visando ampliar seu uso pela população. Agora, o contêiner para descarte gratuito de resíduos eletrônicos e óleo usado de cozinha está disponível em frente à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) – Campus Litoral Norte, no bairro Sulbrasileiro.
Resíduos eletrônicos e óleo de cozinha
No local, é possível entregar celulares, pilhas, cabos, equipamentos de informática e óleo de cozinha armazenado em garrafas PET ou recipientes bem vedados. Antes, o ecoponto ficava no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mas a mudança foi feita para facilitar o acesso, já que a universidade é mais central.
O espaço integra o Programa Sustentare, política pública estadual criada em 2016 para gestão sustentável de resíduos eletrônicos, reaproveitamento de equipamentos, inclusão digital e proteção ambiental.

Outros pontos de coleta na cidade
Além da Uergs, Osório conta com mais cinco ecopontos do Sustentare e do Programa Jogue Limpo com Osório, localizados na Prefeitura, Vila Olímpica, Subprefeitura de Atlântida Sul, Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes e Secretaria de Meio Ambiente.
O descarte de lâmpadas deve ser feito somente na Secretaria de Meio Ambiente ou em comércios que possuam coleta. Segundo a secretária Lourdes Helena Goulart, esse serviço é realizado pela Organização Reciclus, sem custo ao consumidor e com acesso livre nos horários de funcionamento.
Fotos: Ascom PMO