A Corsan iniciou a perfuração de um novo poço artesiano no bairro Menino Deus, em Santo Antônio da Patrulha, para ampliar o abastecimento de água para todo o município. Localizado na ERS-030, o poço deverá estar pronto em cerca de 15 dias, conforme as condições do tempo. Depois, será interligado à rede de abastecimento por uma tubulação de 850 metros de extensão.
Os testes de vazão para verificar a capacidade de vazão e qualidade da água serão realizados nos próximos 30 dias. Também serão construídos abrigo para o quadro de comando e demais itens das instalações elétrica e hidráulica, casa de química (onde são dosados o cloro e o flúor para tratamento da água) e cercamento.
Uma das vantagens dos poços artesianos para o sistema de abastecimento é que a captação de água do solo é mais rápida que a captação feita em rios ou barragens. Outro benefício é que o tratamento dessa água para alcançar a potabilidade é mais simples e ágil.
“Além desse em construção, ainda teremos outros sete poços artesianos prontos para entrarem em funcionamento nos próximos meses no Litoral Norte, proporcionando maior disponibilidade e qualidade da água à população”, projeta o diretor regional de operações da Corsan, Fábio Arruda.
Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Texto: Ascom Corsan
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.