AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Brigada Militar auxilia mãe a salvar bebê engasgado em Balneário Pinhal por videochamada

por Nicole Corrêa

No início da tarde deste domingo (16), a Brigada Militar repassou orientações para que a mãe de um bebê recém-nascido conseguisse salvar a criança da asfixia provocada pela aspiração do leite materno, em Balneário Pinhal.

A Companhia Policial-Militar do 8º BPM em Cidreira recebeu ligação, no telefone 190, da mãe de uma menina com pouco mais de 35 dias de vida, relatando, com nervosismo, que a criança havia se engasgado com o leite. A mãe da bebê ainda disse que tem conhecimento da Manobra de Heimlich, mas não se sentia capaz de realizar o procedimento, indicado para desobstruir vias respiratórias.

Ao mesmo tempo em que tentava acalmar a mãe por telefone, o policial militar designava uma guarnição para se dirigir à casa da família. Pensando em um auxílio imediato, o soldado solicitou o número do telefone celular da mãe da menina e realizou uma videochamada, por aplicativo, para orientá-la como proceder corretamente com a Manobra de Heimlich. Sob a instrução do policial militar, a genitora foi utilizando a técnica e, em seguida, a criança passou a respirar.

Enquanto a Brigada Militar se deslocava ao endereço da família, foi solicitado o apoio dos Bombeiros Voluntários de Balneário Pinhal e quando ambas as guarnições chegaram à residência do fato, embora a criança já houvesse recuperado a respiração, foi encaminhada para atendimento médico no posto de saúde 24 horas do município, acompanhada de sua mãe. Elas foram transportadas pela equipe dos Bombeiros Voluntários.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Para realizá-la, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Fonte: CRPO Litoral

você pode gostar

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados | GRUPO MARISTELA | Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com