Iniciativa do governo do Estado integra a Operação Verão Total 2025/2026 e já contabiliza oito boletins de ocorrência registrados nas praias contempladas
O governo do Estado ampliou as ações de proteção às mulheres no Litoral durante a Operação Verão Total 2025/2026. Desde dezembro, guaritas de guarda-vidas passaram a funcionar como pontos de acolhimento e orientação para vítimas de violência, com identificação por meio de adesivos informativos fixados em 159 estruturas distribuídas em 16 praias gaúchas.
A iniciativa, denominada “Local Seguro”, prevê que os guarda-vidas recebam as mulheres que buscarem auxílio e acionem a Brigada Militar ou a Polícia Civil para dar continuidade ao atendimento. De acordo com o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), até o momento foram registrados oito boletins de ocorrência relacionados a casos de violência. Também há procura por orientações e informações.
São contempladas pela ação as praias de Torres, Arroio do Sal, Capão Novo, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Nova Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Balneário Quintão, Tavares, São José do Norte, Cassino, Hermenegildo e Barra do Chuí. Conforme o levantamento mais recente, predominam relatos de violência psicológica e verbal, como ameaças, insultos e xingamentos, além de registros de agressões físicas.
Foto: CBMRS
