A Escola Estadual Presidente Castelo Branco, localizada na zona rural de Santo Antônio da Patrulha, foi reconhecida pela Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) pelo desempenho de seus alunos na plataforma de leitura digital Elefante Letrado. Em entrevista cedida ao programa Conexão Itapuí na manhã desta quarta (16), a diretora Márcia Ramos contou que a escola atingiu metas propostas pelo Estado, que incluem tempo mínimo de uso da plataforma e engajamento dos estudantes. O reconhecimento envolveu o uso constante da ferramenta por alunos dos anos iniciais, dentro da proposta de incentivo à leitura no ambiente escolar.
Uso sistemático da plataforma impulsiona resultados
A Elefante Letrado começou a ser implementada nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul em 2021, como resposta à necessidade de aprendizagem digital durante a pandemia. Desde então, a Castelo Branco passou a integrar semanalmente o uso da ferramenta à rotina pedagógica, com apoio da comunidade escolar. Cada aluno utiliza um Chromebook cedido pela SEDUC, com seu próprio e-mail institucional. Para melhorar a experiência, as famílias contribuíram com fones de ouvido e, quando possível, mouses. “Nós organizamos semanalmente o momento do uso da plataforma porque observamos que, além do contentamento das crianças, o resultado final no restante do que a gente faz pedagogicamente influencia positivamente”, explicou a diretora.
Parceria com o município garante expansão da educação infantil

Foto: arquivo da escola
Apesar de pertencer à rede estadual, a escola mantém, há três anos, um regime de colaboração com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha para oferecer turmas de educação infantil. Essa parceria tem permitido ampliar o número de matrículas e atender famílias da localidade do Herval, antes desassistidas. A colaboração envolve também o transporte escolar, garantindo o acesso das crianças à escola no turno da tarde. “A comunidade era desassistida de educação infantil, e hoje os alunos já chegam no primeiro ano com vivências essenciais para a alfabetização”, explica a diretora.
Além do uso da plataforma digital, a escola mantém atividades presenciais voltadas à leitura, como a “Hora do Conto” e o empréstimo de livros físicos. Segundo Márcia, o equilíbrio entre o mundo virtual e o universo do livro tradicional é parte do compromisso da escola em oferecer uma aprendizagem completa. Ela destaca que o envolvimento da comunidade é peça-chave no processo educacional: “Para se fazer uma aprendizagem fora do ambiente escolar, todos os entes têm que estar envolvidos. Mesmo quando eles estão no ambiente escolar, o engajamento da família é muito importante”.

Foto: arquivo da Escola
“A Castelo é gigante”
Mesmo sendo uma escola pequena e situada no campo, a Castelo Branco acumula conquistas. Em anos anteriores, já obteve o primeiro lugar na Mostra de Ciência do Conhecimento do município e representou a 11ª Coordenadoria Regional de Educação na Expointer. “Nós somos uma escola de resistência, como eu costumo dizer, porque estamos cercados por escolas grandes. Mas a gente vem se mantendo em função desse trabalho coletivo”, comentou Márcia.
O reconhecimento pelo desempenho na plataforma Elefante Letrado reforça o papel da Escola Castelo Branco como referência na valorização da leitura e na adaptação às novas formas de ensino. Para o futuro, a escola busca seguir com o regime de colaboração com o município e ampliar ainda mais seu alcance na comunidade rural. “Quero agradecer muitíssimo às famílias que têm acreditado no trabalho que a gente vem fazendo lá. Nos últimos anos a gente tem conseguido alguns destaques. Ela é pequenininha, mas ela incomoda, ela faz movimentos calmos, às vezes movimentos silenciosos, mas em processo de expansão”, conclui Márcia.
Confira a Entrevista na íntegra: