AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Alunas da Escola Marçal Ramos, do Caraá, participaram do HackaTchê Business, no South Summit Brazil 2025

por Maria Alice Ramos

Na última segunda-feira (7), o município de Caraá, bem como a 11ª Coordenadoria Regional da Educação (11ª CRE – Osório), foram representados na competição do HackaTchê Business 2025, através da equipe AgroSol, da Escola Estadual de Ensino Médio Marçal Ramos. A equipe, composta pelas alunas do 2° ano do Ensino Médio, Laísa da Silva Lhul, Lara de Oliveira Ramos e Inês Von Saltiel, ficou entre as seis selecionadas, dentre as 310 inscritas.

Iniciado em 2022, junto com o primeiro South Summit Brazil, o HackaTchê Business é voltado para os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual, tendo o objetivo de incentivar projetos inovadores nas escolas. A proposta é reunir alunos e professores ao ecossistema de inovação e tecnologia.

Cada equipe é formada por exatamente três estudantes, com o acompanhamento de um professor ou servidor da escola. Por meio de uma maratona, o HackaTchê Business busca criar um ambiente de criação e compartilhamento de ideias, além de oportunizar a vivência prática no desenvolvimento de negócios destinados ao empreendedorismo social. Para isso, era preciso desenvolver um projeto utilizando alguma ferramenta tecnológica (aplicativo, sistema, processo ou serviço). 

Além disso, os trabalhos deviam estar relacionados com temas ligados à sustentabilidade, transição energética, justiça climática e empreendedorismo sustentável, sob o mote “Rumo à COP 30”. A equipe AgroSol apresentou a proposta de um aplicativo para ajudar os agricultores do município de Caraá a enfrentarem períodos de calor extremo em suas plantações, um problema cada vez mais frequente.

Após seleção, os 18 alunos começaram as atividades da etapa de imersão da maratona de inovação e criatividade, no Tecnopuc Crialab, em Porto Alegre. No dia seguinte, dia 8 de abril, os estudantes realizaram tarefas que definiram as três equipes finalistas que competiram na última quinta-feira (10) a próxima etapa, em um pitch no South Summit Brazil.

A escolha ocorreu no palco do Auditório Living 360, do Tecnopuc, em Porto Alegre, com transmissão ao vivo pelo canal TV Seduc RS, no YouTube. Os finalistas são as equipes: Netinho, da Escola Apeles, de Porto Alegre; BioLoop, do Colégio Tiradentes, de Caxias do Sul; e +Presença, da Escola Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões.

Mas não foram somente os finalistas que conheceram o South Summit Brazil, evento correalizado pelo governo do Estado, considerado um dos maiores do mundo nas áreas de tecnologia e inovação. As alunas Laísa, Lara e Inês foram acompanhadas pela diretora Juliana de Oliveira, que destacou: “Resumimos essa semana, que ainda não findou, numa experiência indescritível, foram dois dias de imersão, apresentação , a seleção para escolha dos três finalistas, foram encontros com pessoas que não imaginávamos ter a oportunidade, enfim: o projeto AgroSol (Lara, Laísa e Inês) não ficou entre as três finalistas, mas trarão na bagagem aprendizado de anos de formação, seria difícil até mensurar. Elas estão muito felizes, estão realizadas e nós, da Escola Marçal Ramos mais ainda.”

O South Summit Brazil 2025 encerra suas atividades nesta sexta-feira (11). A agenda do dia é repleta de atrações, distribuídas pelos sete palcos do espaço, às margens do Guaíba. A cerimônia de encerramento está prevista para começar às 16h, na Arena Stage. A programação completa está disponível no site do evento.

Fotos: arquivo pessoal/Juliana de Oliveira

você pode gostar

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados | GRUPO MARISTELA | Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com