AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO

Visita Pastoral fortalece fé e comunhão na Paróquia Santo Antônio em Santo Antônio da Patrulha 

por Melissa Maciel

Entre os dias 25 e 29 de junho, a Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio da Patrulha, recebeu a Visita Pastoral do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, que reuniu padres, lideranças e fiéis em momentos de escuta, celebração e planejamento pastoral.

A programação incluiu encontros com autoridades municipais, visitas a comunidades e reuniões com o Conselho de Pastoral Paroquial, abordando as três prioridades da Diocese: Iniciação à Vida Cristã, Celebração da Fé e Cuidado da Vida. Também foi destacada a articulação inicial para a Romaria da Terra 2027, que ocorrerá na Diocese.

Durante os dias de visita, diversos adolescentes e jovens receberam os sacramentos da Crisma e Primeira Eucaristia em várias comunidades da paróquia, fortalecendo a vivência da fé. O bispo, acompanhado pelo pároco Pe. Luciano Motti e pelo vigário paroquial Pe. Luiz Carlos Rosa da Silva (Pe. Caio), celebrou com o povo, ouviu suas necessidades e destacou o espírito acolhedor das comunidades e a dedicação dos padres locais.

A visita deixou como mensagem o apelo à solidariedade com os mais pobres e doentes, e o convite a crescer na comunhão, inspirados pelo exemplo de Santo Antônio e pelo espírito do Jubileu Peregrinos de Esperança.

Confira a íntegra das impressões do bispo:

Visita Pastoral na Paróquia Santo Antônio – SAP

26 a 29 de junho de 2025

A visita pastoral na Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio da Patrulha, teve início no dia 25 à tarde, com a chegada na paróquia; à noite, houve uma reunião diocesana sobre a articulação da Romaria da Terra 2027 na Diocese. No dia 26 pela manhã, houve uma reunião de trabalho na Rádio Itapuí em vista dos encaminhamentos para a conclusão da nova sede. Junto com o Pe. Luiz Carlos, visitamos as Irmãs do Colégio Santa Teresinha, com quem almoçamos. Na parte da tarde, reservei um tempo para compromissos pessoais e para uma olhada nos Livros de Registros. À tardinha, mesmo com chuva e frio, com o Pe. Luciano, visitamos o grupo de oração na Comunidade Santa Cecília do Cantagalo.

No dia 27 pela manhã, junto com o pároco, tivemos uma longa conversa, primeiro com o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, e depois com o senhor Rodrigo Massulo, prefeito da cidade. Na parte da tarde, estive à disposição das pessoas agendadas para uma conversa pessoal. Às 19h30, tivemos reunião com o Conselho de Pastoral Paroquial, onde estiveram presentes a maioria das coordenações das comunidades e representantes dos grupos e movimentos. Como previsto na programação, conversamos especialmente sobre as três prioridades propostas: IVC, Celebração da Fé (liturgia) e o Cuidado da Vida (caridade).

Sobre a Iniciação à Vida Cristã, no que se refere à preparação de pais e padrinhos para o batismo de crianças, os responsáveis mostraram que estão caminhando em sintonia com a proposta da Diocese. Como acontece em outras paróquias, há a dificuldade do último encontro ser realizado nas famílias. Com relação à preparação dos adolescentes e jovens para a Crisma e Primeira Eucaristia, está sendo seguido o Caminho de Emaús, como veremos nos próximos dias. A preparação para o Matrimônio tem tido boa procura – aproximadamente 30 casais agendados para o ano de 2025 – e já segue o itinerário proposto pela Pastoral Familiar, em conjunto com toda a área pastoral de SAP.

Quanto à Celebração da Fé, a maioria das comunidades tem Celebração Eucarística uma vez por mês, algumas duas vezes, e na Várzea e na Matriz todas as semanas. Praticamente todas as comunidades têm seus Ministros da Eucaristia que, em alguns casos, realizam a Celebração da Palavra aos domingos, quando não há Santa Missa. Geralmente, esses ministros também celebram as Exéquias quando os padres não podem. Algumas comunidades carecem de equipe de animação do canto litúrgico.

No que se refere ao Cuidado da Vida (caridade), reconheceu-se que há pobres na paróquia que passam necessidades, sendo atendidos de alguma forma, mas há a percepção de que é necessário se preocupar mais com eles. Ficou o apelo de prestar mais atenção para identificá-los nas comunidades, assim como aos doentes e idosos que necessitam de solidariedade. A Pastoral da Criança, que foi uma marca em outros tempos, hoje está presente timidamente em apenas duas comunidades.

Foi apontado como sinal positivo os grupos de oração e o grupo de jovens “Semeando”. Nas comunidades, ao menos um Grupo de Famílias (GF) se encontra sistematicamente. Vem crescendo também o grupo do Terço dos Homens. Uma vez por mês, torna-se o Terço das Famílias.

No dia 28, acompanhado pelo Pe. Luiz Carlos, às 16 horas houve Celebração Eucarística na Comunidade Santa Izabel (Cantagalo), onde confirmaram sua fé batismal e receberam pela primeira vez a Eucaristia um pequeno grupo de adolescentes, na antiga escola transformada em capela. E às 18 horas, foi a vez de outro grupo de adolescentes na Comunidade do Monjolo.

No domingo, pela manhã, às 9 horas, na Igreja Matriz, foi a vez de um bom grupo de adolescentes e jovens receberem os dois sacramentos da Crisma e Primeira Eucaristia, com grande presença do povo. Ao meio-dia, junto com os dois padres, almoçamos um gostoso churrasco na Comunidade Arroio do Carvalho, por ocasião da festa do padroeiro São Pedro. Às 15 horas, na Comunidade da Cancela Preta, conferimos a Crisma e Primeira Eucaristia a um pequeno grupo. E às 18 horas, foi a vez da Comunidade da Várzea receber a visita, onde um bom grupo de adolescentes e jovens foi crismado e recebeu Cristo Eucarístico pela primeira vez.

Foi muito bom estar com o Pe. Luiz Carlos e o Pe. Luciano nesses dias e encontrar algumas comunidades muito atenciosas. Sinal disso foi a quantidade de mimos recebidos. Todas as comunidades estavam muito contentes e satisfeitas com seus padres, destacando o espírito de acolhida dos mesmos. Esse clima sereno e alegre é um sinal positivo e, certamente, aos poucos deverá resultar numa maior participação nos momentos de celebração, nos encontros de formação e, também, na devolução do dízimo para a manutenção da paróquia.

Agradeço de coração a acolhida de todos e rezo para que, motivados pelo exemplo do padroeiro Santo Antônio e instigados pelo espírito do Jubileu, possam crescer em comunhão e participação como peregrinos da esperança.

+ Dom Jaime Pedro Kohl

Fonte: Ascom Diocese de Osório / Melissa Maciel

você pode gostar

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados | GRUPO MARISTELA | Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com