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Sonho se tornando realidade: Infraero entrega primeira parte das obras do Aeroporto Regional de Torres

por Anderson Weiler

Em 26 anos, estrutura torrense nunca esteve tão próxima de se tornar uma opção para empresas aéreas e turistas

O aeroporto regional de Torres foi construído e aberto em 1998 com o propósito de servir essencialmente aos turistas argentinos e voos charter, o que de fato não aconteceu. Desde então se tem o sonho de ver a estrutura torrense recebendo voos comerciais e colaborando para que cada vez mais a região seja visitada.

Uma das principais mudanças foi na pista de taxi foi alargada de 18 para 26 metros | Foto: Léo Selau

Com as enchentes de maio e junho, que invadiram também o aeroporto Internacional Salgado Filho, deixando o espaço completamente inoperante até o dia 21 de outubro, quando foi reaberto, as esperanças de receber voos comercias voltaram a reacender no Litoral Norte.

Lideranças da região se uniram e iniciaram o movimento em prol do aeroporto torrense, que até então era de responsabilidade do Estado. No dia 12 de julho, o Estado oficializou a passagem da outorga para a União e consequentemente para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), que iniciou uma série de melhorias na estrutura do aeroporto, entregando nesta semana a primeira parte das obras.

PROCESSO

O movimento pelo Aeroporto Regional de Torres foi desencadeado pelo Fórum Empresarial de Torres em parceria com o SINSUCON RS – Secional Litoral, que buscou apoio na Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) para que a estrutura seja uma alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre.

Em primeiro de junho o Ministro de Estado da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, esteve em Torres, reunido com lideranças do Litoral Norte.

 Após a comitiva do Ministro ser recepcionada, todos foram até a área de estacionamento das aeronaves, de onde se tem a visão da pista de decolagem. Logo em seguida iniciou-se a apresentação das estruturas e capacidades instaladas, dentre vários equipamentos disponíveis, bem como os instrumentos que serão necessários para que a operação possa ser tecnicamente liberada e autorizada pelos órgãos de regulação.

Durante a reunião foi citado por empresários que o Aeroporto de Torres tem uma pista 300 metros maior do que a do Aeroporto Santos Dumont, do Rio de Janeiro, e que aqui, também, não temos o problema com neblina, que Caxias enfrenta, por exemplo. Na oportunidade, Pimenta disse que o Aeroporto Regional deveria ser chamado de Aeroporto do Litoral Norte. Novas reuniões deverão ocorrer para tratar do assunto e outras autoridades de Brasília virão a Torres conhecer o aeroporto local. A vinda do Ministro criou expectativas entre lideranças presentes, visto que o tempo de espera, talvez até dezembro deste ano e os custos altos pra recuperar o Salgado Filho, possam justificar os investimentos necessários para o Aeroporto Regional de Torres funcionar muito em breve.

Em sua fala, Pimenta salientou o potencial da região e colocará uma pessoa para cuidar deste tema.

“Fiquei impressionado com o que vi aqui hoje. Vocês (lideranças da região) estão unidos em prol desta causa e a região tem um grande potencial, principalmente o turístico. Com o porto, que é outro grande empreendimento que vai atender a região, este aeroporto que não devemos mais chamar de aeroporto de Torres e sim de aeroporto do Litoral Norte e eu me comprometo em estar empenhado junto com vocês. Já na segunda-feira vamos colocar uma pessoa para cuidar deste assunto”, disse Pimenta.

No momento desta fala, o ministro foi aplaudido por quem acompanhava a entrevista coletiva no saguão do aeroporto.

HISTÓRIA

De acordo com o governo do Estado, O Aeroporto Regional de Torres, localizado no Município de mesmo nome, possui pista pavimentada de 1507 x 30m, com capacidade de suporte para aeronaves jato Boeing 737-500 e A319. O pátio de estacionamento de aeronaves tem área de 9600 m2 e capacidade de estacionamento de 2 aeronaves código 3C (B737-500).

O aeroporto foi construído e aberto ao tráfego em 1998 com o propósito de servir essencialmente aos turistas argentinos e voos charter, o que efetivamente, nunca aconteceu, apesar da região ser um dos destinos preferidos. Em 2011, instalou-se no local a Realizar Escola de Aviação Civil.

Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, o aeroporto chegou a receber voos da Azul Conecta, operando com aeronave Cessna 208 – Caravan, com capacidade de 9 passageiros.

A infraestrutura tem operação visual (VFR) Diurna e Noturna.

MELHORIAS

Em cerimônia realizada na tarde da última segunda-feira (2), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) entregou a primeira parte das obras realizadas no Aeroporto Regional de Torres.

Gomes, com documento em mãos, orientou a visita à pista do Aeroporto Regional de Torres | Foto: Léo Selau

O responsável da Infraero em Torres, Gessilnei Gomes, explicou em entrevista à Rádio Maristela, as principais mudanças que foram feitas nesta primeira etapa.

“A Infraero está, depois de 60 dias de outorga, entregando a primeira parte das obras, que seria o alargamento da pista de táxi, que era 18 metros, passou para 26. Pintura na pista principal e também a sinalização do pátio e também instalação do PAPI. O PAPI é equipamento que auxilia as aeronaves e o piloto a pousarem mais próximo do ponto de toque da pista. O investimento de R$ 22 milhões,”, disse Gomes.

Segundo Gomes, as obras devem seguir com “o recapeamento de pista de táxi, recapeamento da pista principal e também o pátio principal. A gente fez com cinco aeronaves, cinco voos são para aeronaves e mais uma para helicóptero” completou.

O presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, e o Diretor da Secretaria Extraordiária para Reconstrução do Rio Grande do Sul, Milton Zuanazzi e comitiva, não conseguiram embarcar no Aeroporto de Canela para participar do evento.

AVIÕES X BALÕES

Um dos principais assuntos que se debate na cidade, é a respeito do espaço aéreo, com aviões, helicóptero e balões dividindo o mesmo espaço. Gomes garante que nada mudará.

“Na verdade, não muda nada. Nós somos parceiros. Balonismo, Paraquedismo, são todos parceiros da Infraero. Viemos para somar”, afirma Gomes.

Para o presidente da Federação Gaúcha de Balonismo, Rogério Daitx, a parceria com a Infraero facilita o trabalho de todos.

“Então, tudo na aeronáutica pode ser controlado e quando ela é bem coordenada, é tranquilo de operar. O balonismo agora, então ele é efetivado com uma cena permanente. Facilita bastante porque os horários que foi no passado, a prática do balonismo, que é o amanhecer e o entardecer, então facilita bastante as demais aeronaves que vão se aproximar de Torres, vão estar sabendo dessa informação, então facilita bastante para nós, é segurança para todos, e como mencionei, tudo coordenado facilita bastante”, afirma Daitx.

VOOS

O sonho de ter o Aeroporto Regional de Torres operando está cada vez mais perto de se tornar realidade. Conforme Gomes, a Infraero trabalha na infraestrutura para receber as aeronaves.

Prefeito de Torres, Carlos Souza, acompanhado de autoridades de Torres, acompanhou a visita | Foto: Léo Selau

“No primeiro momento a gente está trabalhando com a infraestrutura, deixar a infraestrutura do aeroporto pronto para receber aeronaves 3 de área, Boeing 737, Airbus, e assim que tiver tudo finalizado as obras, e constantemente a Infraero também já está trabalhando junto com as empresas, para trazer elas para operarem aqui”, finaliza Gomes.

Após 26 anos da sua inauguração, a estrutura torrense em breve será mais uma opção para quem deseja conhecer o Litoral Norte e assim colocar a região no mapa de voos.

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